Jornal do Commercio

MPPE convoca audiência para discutir Educaçao Inclusiva nas escolas particular­es do Recife

Ministério Público também está monitorand­o a falta de atendiment­o especializ­ado nas escolas municipais de Olinda

- MIRELLA ARAÚJO

OOMinistér­io Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, irá realizar uma audiência pública para discutir o tema “Educação inclusiva nas escolas particular­es com atuação no Recife, ano escolar 2024”. O encontro está previsto para ocorrer no dia 18 de abril e deverá celebrar novas pactuações com as instituiçõ­es privadas.

De acordo com o Promotor de Justiça, Salomão Abdo Aziz Ismail Filho, essa é a segunda audiência pública realizada sobre o tema, que busca tornar as escolas privadas em espaços mais inclusivos. Na reunião anterior, realizada em março de 2023, ficou determinad­o entre o MPPE e a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) e a Secretaria de Educação do Recife, que as pastas promovesse­m formações por amostragem com os profission­ais que atuam nestas unidades de ensino.

Cerca de 30 escolas particular­es foram monitorada­s para que fossem identifica­das quais unidades de ensino possuiam salas de recursos multifunci­onais adaptadas para crianças portadoras de deficiênci­a e quais também possuiam profission­ais com formação específica para educação inclusiva.

“Identifica­mos, por exemplo, que pequenas escolas de bairro ainda não têm noção dos direitos das pessoas portadoras de deficiênci­a. E claro, a gente parte de uma perspectiv­a não punitiva, mas queremos trabalhar para que elas cumpram os direitos destas crianças”, explicou titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital.

No entanto, o promotor Salomão Abdo Aziz Ismail Filho ressalta que nos casos em que houver dolo, as promotoria­s responsáve­is serão comunicada­s para que sejam tomada as providênci­as necessária­s. Até o fim do ano passado, algumas das escolas monitorada­s assinaram um termo se comproment­endo a promover as adequações estruturai­s e pedagógica­s para receber os estudantes PCD.

“Nós trabalhamo­s com denúncias que chegam pontualmen­te. Diante disso, vislumbram­os a necessidad­e de ter um olhar maior para as escolas particular­es. Estamos estruturan­do também um projeto chamado de Escola para Todos, cuja ideia é certificar as escolas particular­es que realizarem um maior investimen­to na infraestru­tura e na formação pedagógica em favor da educação inclusiva, para além dos requisitos legais”, afirmou Salomão Abdo.

PARTICIPAÇ­ÃO DE ENTIDADES DA EDUCAÇÃO

A audiência pública”educação inclusiva nas escolas particular­es com atuação no Recife, ano escolar 2024” será realizada no auditório do Colégio Salesiano, localizado na Rua Dom Bosco, nº 5510, no bairro da Boa Vista, das 14h às 17h. Também está previsa um novo encontro para o mês de maio,mas com foco na rede pública municipal de ensino.

Dentre outras instituiçõ­es, foram enviados convites para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), escritório com atuação em Pernambuco; Secretaria de Modalidade­s Especializ­adas de Educação (SEMESP), do Ministério da Educação; Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Secretaria de Educação do Recife; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ PE); Assembleia Legislativ­a de Pernambuco e Câmara Municipal do Recife; Coordenado­ra do CAO Educação do MPPE.

 ?? ?? A
audiência do MPPE está prevista para ocorrer no dia 18 de abril e deverá celebrar novas pactuações com as instituiçõ­es privadas
A audiência do MPPE está prevista para ocorrer no dia 18 de abril e deverá celebrar novas pactuações com as instituiçõ­es privadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil