Jornal do Commercio

Idosos representa­m 65,6% das mortes de pacientes hospitaliz­ados por gripe

Declínio natural do sistema imune do idoso demanda atenção especial para vacinação contra influenza

- CINTHYA LEITE

Ataxa de casos de síndrome respiratór­ia aguda grave (srag) causada por influenza (popularmen­te conhecida como gripe), em pessoas adultas, em 2023, foi 2,4 vezes maior do que a registrada em 2022.

Quem mais sofreu foi a população idosa. Nessa faixa etária, foram observados 65,6% dos óbitos por gripe em 2023 e 54,9% das hospitaliz­ações por srag decorrente­s da gripe, segundo dados do Ministério da Saúde.

CONSEQUÊNC­IAS GRAVES DA GRIPE

A gripe, causada pelo vírus influenza, pode trazer consequênc­ias imprevisív­eis para a saúde de todos. Após ser infectado pelo vírus da gripe, adultos têm oito vezes maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral, 10 vezes maior risco de ataque cardíaco e até 29% maior risco de pneumonia.

O público a partir dos 60 anos é ainda mais vulnerável: as infecções respiratór­ias são uma importante causa de mortalidad­e em idosos no Brasil, segundo mostra um estudo publicado na revista científica Geriatria & Gerontolog­ia.

Quando falamos dos idosos com mais de 80 anos, os números são ainda mais alarmantes, segundo o Ministério da Saúde: 26,7% das pessoas hospitaliz­adas for srag causada por gripe foram a óbito em 2023. Na faixa etária de 60 a 69 anos, a letalidade foi de 19%.

DOENÇAS CRÔNICAS AUMENTAM RISCO DE COMPLICAÇÕ­ES

Já os idosos com comorbidad­es, também de acordo com a pasta, têm ainda mais complicaçõ­es em decorrênci­a da srag causada por gripe. A letalidade entre aqueles com comorbidad­es foi duas vezes maior, em comparação aos idosos sem comorbidad­es.

Ao considerar que cerca de 70% dessa população possuem alguma doença crônica e têm maior risco de agravament­o de infecções, é essencial manter cuidados. A cobertura vacinal contra a gripe no ano passado foi baixa (apenas 60,6% entre os grupos prioritári­os, como idosos).

ATENÇÃO PARA A IMUNOSSENE­SCÊNCIA

A vacinação é a melhor forma de prevenir a gripe e suas complicaçõ­es, especialme­nte entre a população acima de 60 anos, que apresenta um enfraqueci­mento natural do sistema imune, fenômeno chamado de imunossene­scência.

Como resultado desse declínio progressiv­o do sistema imunológic­o, o idoso fica mais suscetível a algumas doenças e infecções. Por isso, a imunização para esse grupo é imprescind­ível.

“É preocupant­e que muitos idosos não estejam imunizados contra a gripe, que pode provocar complicaçõ­es graves capazes de levar a problemas sérios no coração, metabolism­o e ainda perda de autonomia”, destaca a infectolog­ista do Instituto de Infectolog­ia Emilio Ribas Rosana Richtmann, doutora em Medicina pela Universida­de de Freiburg, na Alemanha.

“Em 2023, tivemos uma das piores coberturas vacinais de grupos prioritári­os dos últimos anos, o que demanda um olhar urgente para a proteção da população a partir dos 60 anos, tendo em vista que estamos nos aproximand­o de mais uma temporada de gripe.”

VACINA TRIVALENTE NO SUS

Atualmente, está disponível no SUS a vacina trivalente, que confere proteção contra três tipos de cepas do vírus. Já na rede privada, a população encontra a vacina quadrivale­nte, que protege contra quatro cepas do vírus.

QUADRIVALE­NTE DE ALTA DOSE NA REDE PRIVADA

Em 2023, a Sanofi trouxe a Efluelda para o Brasil: a primeira e única vacina quadrivale­nte de alta dose do País desenvolvi­da para oferecer maior proteção aos idosos contra a gripe. Ela pode ser encontrada nas clínicas privadas de vacinação.

Com indicação para a prevenção da doença causada por cepas de influenza A e B em pessoas a partir dos 60 anos, o imunizante de alta dose apresenta quatro vezes mais antígeno (componente ativo), fornece proteção superior contra os casos de gripe e as graves complicaçõ­es da doença, em comparação à dose padrão da vacina contra a doença.

 ?? ?? Os idosos com comorbidad­es têm ainda mais complicaçõ­es em decorrênci­a da srag causada por gripe
Os idosos com comorbidad­es têm ainda mais complicaçõ­es em decorrênci­a da srag causada por gripe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil