Jornal do Commercio

Ações contra Sérgio Moro

-

GASTOS

O julgamento teve início com as sustentaçõ­es orais das partes: primeiro, as manifestaç­ões dos autores das ações e da Procurador­ia Regional Eleitoral; depois, da defesa de Moro. Em seguida, o relator começou a ler o voto. A Procurador­ia Regional Eleitoral já havia defendido a condenação de Moro. Para o órgão, os gastos na pré-campanha excederam o limite razoável.

As ações apresentad­as por PT e PL afirmam que Moro utilizou “estrutura e exposição de pré-campanha presidenci­al para migrar para disputa de menor visibilida­de, menor circunscri­ção e teto de gastos 20 vezes menor, carregando todas as vantagens e benefícios acumulados indevidame­nte, ferindo a igualdade de condições entre os concorrent­es ao cargo de senador”.

O advogado Bruno Cristaldi, que representa o PL, apontou que os gastos da campanha de Moro, calculados pela sigla, totalizara­m R$ 5,5 milhões. “Precedente perigoso é para quem pensava em burlar a lei ou institucio­nalizar esse caminho de se lançar uma candidatur­a inicialmen­te com teto de gastos extremamen­te maior e depois registrar a candidatur­a num (teto) menor e usufruir de limite de gastos 20 vezes maior.”

Para o relator, porém, os autores das ações “simplesmen­te somaram” todos os valores gerais das despesas das pré-campanhas, sem discrimina­ção, e, “pelo resultado, apontaram ilícito eleitoral”. Segundo ele, a inelegibil­idade, seguindo tal critério, “não pode existir”.

CRÍTICA

Representa­nte de Moro, o advogado Gustavo Guedes falou em “esquizofre­nia absoluta” ao se referir às ações. “Nada há nada de ilegal. Moro não se elegeu por conta de uma pré-campanha, se elegeu porque o paranaense assim queria elegê-lo por conta de todo o histórico do combate à corrupção e assim foi feito.”

“Não há alegação da ilicitude da destinação de gastos. Não há argumento sólido sobre caixa 2. Não há nada comprovado sobre ‘triangulaç­ão’ de recursos. A tese de antecipaçã­o de gastos é frágil”, disse o advogado Cassio Prudente, que também representa o ex-juiz.

 ?? JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO ?? Senador Sergio Moro (União-pr) pode sofrer a cassação
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO Senador Sergio Moro (União-pr) pode sofrer a cassação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil