Jornal do Commercio

Quinze veículos do transporte municipal de Jaboatão dos Guararapes foram retirados da operação por problemas apenas este ano

-

15 VEÍCULOS FORAM RETIRADOS DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE POR PROBLEMAS SOMENTE EM 2024

Apesar das denúncias de que o micro-ônibus estava sem freio no momento em que o condutor perdeu o controle e atropelou os fiéis, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes garante que a gestão municipal é atuante na fiscalizaç­ão sobre a segurança dos veículos que integram o sistema de transporte municipal.

O secretário de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão, o coronel Carlos Sá, que está à frente do cargo há menos de um ano, afirmou que somente este ano 15 veículos foram retirados da operação por deixarem de atender a variadas exigências feitas pela gestão, tanto em relação à segurança mecânica quanto à regulariza­ção de documentos.

Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem283perm­issionário­s,dos quais 235 estão atuando. E essas permissões, de acordo comomunicí­pio,temvalidad­e até 2030. “O que podemos dizer é que as condições do veículo eram favoráveis e atendiam à inspeção realizada pelo Inmetro e pela fiscalizaç­ão municipal. Agora, essa informação de que o veículo estava sem freio será verificada pela perícia. Só o IC poderá dizer”, argumentou o secretário.

O coronel Carlos Sá também confirmou que o micro-ônibus estava sem passageiro­s no momento do atropelame­nto, mas não quis ratificar a informação repassada pelo prefeito Mano Medeiros de que o veículo estava fora da operação de transporte.

“Não podemos dizer isso porque, pelo menos oficialmen­te, a saída do micro-ônibus da operação não foi informada à prefeitura. O prefeito se referia ao fato de que o veículo estava sem passageiro­s”, argumentou. O fato de o micro-ônibus estar sem passageiro­s e fora da operação confirma as denúncias feitas pela população de que o veículo saia do terminal para a garagem exatamente porque estava sem freios.

MOTORISTA SE APRESENTA À POLÍCIA E PRESTA DEPOIMENTO

O motorista que atropelou ematouosfi­éisseapres­entou e foi ouvido pela Polícia Civil depernambu­co(pcpe)horas após a colisão, ainda no domingo(31).areportage­mnão teve acesso ao depoimento, mas há informaçõe­s de testemunha­squeeleain­datentou socorrer as vítimas, mas quase era agredido fisicament­e e, por isso, resolveu sair do local do sinistro de trânsito.

O condutor teria perdido o controle do veículo quando descia uma ladeira na Avenida Barreto de Menezes, no bairrodema­rcosfreire,onde acontecia a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo.

34 PESSOAS ATINGIDAS PELO MICRO-ÔNIBUS DESGOVERNA­DO

Ao todo, 34 pessoas foram atingidas no atropelame­nto, das quais cinco morreram (quatro delas ainda no local): três mulheres, de 66, 53 e 51 anos, e dois homens, de 68 e 52 anos. Das 26 pessoas que chegaram a ser internadas, nove foram para o Hospital da Restauraçã­o, sete para Hospital Dom Hélder, uma para o Hospital Otávio de Freitas e outra pra hospital particular. Seis deram entrada na UPA da Imbiribeir­a e duas na UPA do Ibura.

Moradores de Marcos Freire protestara­m na manhã desta segunda e no fim do dia para denunciar a situação do transporte público que atende ao bairro. Eles atearam fogo em pneus e pedaços de madeira, bloqueando os dois sentidos da PE-017 e ergueram cartazes com pedidos de ‘justiça’ e declarando ‘luto’ pelas mortes.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permission­ários, dos quais 235 estão atuando
REPRODUÇÃO Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permission­ários, dos quais 235 estão atuando
 ?? ?? O
veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalís­tica
O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalís­tica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil