Jornal do Commercio

Acabar com o comentaris­ta de arbitragem foi um retrocesso importante da Globo

-

Até hoje existem diferentes versões sobre as razões que levaram a Globo a prescindir os serviços do analista de arbitragem nas suas transmissõ­es de futebol. Aliás, função que Arnaldo Cezar Coelho desempenho­u por quase três décadas e embora usasse como bordão “a regra é clara”, foi graças a ele que muitos pormenores das 17 regras do jogo ficassem mais claros.

O curioso é que são mantidos dois comentaris­tas técnicos, mas nenhum mais para analisar as decisões tomadas em campo, no instante em que acontecem. Interessan­te também que, entre as maiores, só ela não tem mais.

Não há dúvida que essa extinção só veio empobrecer o serviço prestado, porque tanto aqui nos nossos campos como de todos os outros lugares, nem sempre as coisas se esclarecem da forma que deveriam.

Se tal medida foi tomada a partir da instalação do VAR, vale lembrar o Chacrinha: “não veio para explicar. Veio para confundir ainda mais”.

De todos que ela teve lá, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci foram os últimos a sair, ficando apenas Paulo Cesar de Oliveira, muito bom, mas agora limitado a participaç­ões em programas do Sportv. Um erro que poderia ser reparado, imediatame­nte, com os inícios da Libertador­es e campeonato brasileiro.

TV TUDO IMPORTÂNCI­A

Quando se fala em comentaris­ta de arbitragem, vale destacar que foi a Record a primeira a ter alguém desempenha­ndo essas funções.

Flávio Iazzetti, que formava a equipe com Raul Tabajara e Reale Jr/silvio Luiz, além de jornalista, também era professor de árbitros na FPF.

ALTO NÍVEL

Rogério Vaughan assumiu de vez o protagonis­mo nas transmissõ­es de futebol da ESPN, com a saída de Paulo Andrade.

Vaughan tem boa voz e sabe dosar a emoção.

HUMOR NA TRANSMISSíO

O SBT continuará fazendo uso do digital nas transmissõ­es da Sul-americana.

Nesta terça-feira, além do Cléber Machado na TV, a partida entre Corinthian­s e Racing, no Uruguai, terá também um trabalho alternativ­o no Youtube do SBT Sports, com narração de Diguinho Coruja.

ESTÁ EM BUSCA

A direção da Rede TV!, por aí se entenda Andrea Dallevo, está avaliando as possibilid­ades de estrear um reality show ainda este ano.

A ideia, inclusive, é estabelece­r parcerias.

Já existem alguns projetos em estudo.

CHAMA ATENÇÃO

As entrevista­s realizadas com participan­tes de realities shows, especialme­nte “BBB” e “Fazenda”, raramente saem do conhecido 3 por 4 ou da casinha.

Aí, quando alguém, como a Fernanda sai e se mostra mais desembaraç­ada e corajosa, há quem fique pasmo e perturbado. Curioso.

 ?? ?? O
comentaris­ta Arnaldo Cezar Coelho
O comentaris­ta Arnaldo Cezar Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil