Jornal do Commercio

Comissão do Senado aprova projeto de lei que obriga corruptos a ressarcime­nto em dobro

A mudança afeta diretament­e quem cometer os crimes de peculato

-

AComissão de Segurançap­ública do senado aprovou, em votação simbólica feita nesta terça-feira (2) um projeto de lei (Pl) que diz que infratores que desviarem dinheiro público precisarão ressarcir o Estado em dobro.

A mudança afeta diretament­e quem cometer os crimes de peculato (apropriaçã­o de dinheiro, valor, ou qualquer outro bem móvel, público ou particular por um funcionári­o público, também em caso de inserção dedados falsos ), concussão( exigência de vantagem indevida, como no caso de “rachadinha­s”) e corrupção passiva.

A proposição é de autoria do senador Paulo Paim(Pt-rs),teve a relatoria desoraya Thronicke(união-ms)eagora vai para apreciação na comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) da Casa, que avaliará em caráter terminativ­o, isto é, sem passar pelo plenário.

Para Paim, a corrupção no Brasil se deve à sensação de impunidade causada por “falta de controle, de prestação de contas” e “ausência de punição efetiva”. “A impunidade traz ao pretenso delinquent­e a sensação de que seus atos não terão consequênc­ia, fazendo-o reincidir na prática delituosa”, afirmou.

VOTAÇÃO DO PROJETO

Durante a votação, apenas senadores da oposição falaram. Esperidião Amin (PP-SC) criticou, por exemplo, a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender multas estabeleci­das a acordos de leniência feitos por empresas envolvidas na Operação Lava Jato.

Como apontou o Estadão, o perdão chega aR $14,1 bilhões e o valor deve aumentar.“agora, se nós perdoamos (as multas), onde vai parar o exemplo?”, questionou Amin.

LEGISLAÇÃO E STF

O senador Hamilton Mourão (Republican­os-rs) elogiou a proposta, mas manifestou receio em uma invalidaçã­o da lei por parte dostf“éimport antepor que quando agente lembra daqueles ladrões da Petrobras, que desviaram bilhões, a multa dessa natureza seria importantí­ssima. O que me preocupa é que um ministro da Suprema Corte cancele isso”, afirmou.

 ?? ?? Durante a votação, apenas senadores da oposição falaram
Durante a votação, apenas senadores da oposição falaram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil