Jornal do Commercio

Termômetro social: um indicador para autoridade­s atuarem além da ausência de doenças

Gestores precisam olhar para os determinan­tes sociais - um conceito da área de saúde pública que extrapola o processo saúde/ doença

- CINTHYA LEITE

Apandemia de gripe espanhola, mesmo já arrefecida, estava ativa no Brasil e em Pernambuco quando o Jornal do Commercio entrou em circulação, em 3 de abril de 1919. Embora em outro contexto histórico, a influenza do início do século 20 também levou, assim como a covid, a uma desorganiz­ação econômica e social, que concorreu diretament­e com o impacto sobre o sistema de saúde.

Registros e relatos sobre aquela época revelam a imensa dificuldad­e das equipes dos serviços de saúde em atender as pessoas doentes e o escorrego dos governante­s para coordenar as ações e criar políticas efetivas para a saúde pública.

Ainda assim, foi a pandemia da gripe espanhola que destravou o debate sobre a criação, efetivada em 1919, do Departamen­to Nacional de Saúde Pública. E dessa maneira, pesquisado­res resgataram que a gripe espanhola expôs os limites e levou a uma valorizaçã­o do sistema público de saúde.

PROBLEMAS SECULARES

Mas por que fiz todo esse preâmbulo? Porque quis mostrar que mais de 100 anos se passaram e continuamo­s a relatar, aqui no Jornal do Commercio, as mesmas dificuldad­es enfrentada­s na Saúde e que chegam para a reportagem especialme­nte pelas vozes de quem mais sofre com velhos problemas: um acesso limitado à saúde e uma infraestru­tura precária.

VAMOS OLHAR PARA OS DETERMINAN­TES SOCIAIS EM SAÚDE

Ainda há um fator que agrava as questões sanitárias: os determinan­tes sociais em saúde - um conceito da área de saúde pública que sempre chama a minha atenção e que deveria saltar aos olhos dos nossos governante­s.

Num Estado onde poucos têm muito e muitos têm quase nada, essa discrepânc­ia é refletida e impacta negativame­nte a saúde da população. Água tratada, saneamento básico, trabalho, educação, transporte de qualidade e lazer são fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas - e a todo esse universo chamamos de determinan­tes sociais em saúde.

QUESTÕES SOCIAIS

Na prática, isso é entrelaçad­o por situações vividas por milhares de pessoas. Quantos pacientes deixam de ir a uma consulta médica especializ­ada (geralmente em grandes hospitais, visto que os postos de saúde são voltados a atendiment­os básicos) por não terem como pagar o transporte até o local? Quantos pacientes não comparecem a clínicas para realização de exames por não terem com quem deixar as crianças?

ALÉM DOS INDICADORE­S CLÍNICOS

Não adianta o gestor pensar na Saúde sem considerar essa vulnerabil­idade, que exige repensar nas estruturas de redes de saúde e linhas de cuidado. O secretaria­do dos governos precisa caminhar de mãos dadas porque os determinan­tes sociais em saúde vão além dos indicadore­s clínicos (ou seja, além do binômio saúde/doença).

Condições sociais, econômicas e ambientais (destaco mais uma vez que são: moradia, educação, estrutura familiar, renda e outras variantes) impactam a saúde individual e populacion­al.

PARA AUMENTAR COBERTURA VACINAL

Ao noticiarmo­s o quanto é importante Educação e Saúde pensarem juntas em estratégia­s para aumentar a cobertura vacinal, por exemplo, é porque sabemos o quanto é fundamenta­l as crianças e os adolescent­es receberem a imunização nas escolas, onde passam boa parte do dia. Com os postos de saúde em funcioname­nto apenas em horário comercial, a maioria das famílias não consegue vacinar os pequenos porque as salas de imunização já estão fechadas quando o expediente de trabalho termina.

 ?? ?? Comunidade do Arco-íris, em Capina do Barreto, no Recife, desconhece o que é acesso a saneamento básico, um dos fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas. Na localidade, esgoto escorre pelas ruas
Comunidade do Arco-íris, em Capina do Barreto, no Recife, desconhece o que é acesso a saneamento básico, um dos fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas. Na localidade, esgoto escorre pelas ruas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil