Jornal do Commercio

Futebol pernambuca­no espera profission­alização para retomar protagonis­mo no Nordeste

Times cearenses e baianos ultrapassa­ram as equipes pernambuca­nas em organizaçã­o, visibilida­de e conquistas

- FILIPE FARIAS

Se em décadas passadas, o torcedor pernambuca­no se orgulhava de ter o futebol mais forte do Nordeste, com os três grandes clubes - Náutico, Santa Cruz e Sport - brilhando nacionalme­nte, lotando estádios e fazendo campanhas vitoriosas; agora, o sentimento e a realidade já não são mais os mesmos. E para retomar o protagonis­mo da Região, o Trio de Ferro precisará desenvolve­r cada vez mais a gestão profission­al para retomar dias vitoriosos. Algo que os rivais nordestino­s fizeram ao se estruturar­em e, atualmente, dominam o futebol nordestino.

Nesta temporada, os baianos terão a dupla Bahia e Vitória na Série A do Brasileirã­o. Já os cearenses, com o Fortaleza, bateu na trave na busca pela conquista do primeiro título internacio­nal de um time do Nordeste, e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-americana 2023, ao perder para a LDU. Apesar de deixar escapar o troféu da competição continenta­l, o Tricolor do Pici se tornou o primeiro time nordestino a conseguir se manter na Série A por seis anos consecutiv­os, desde que a competição passou a ser disputada no modelo de pontos corridos. O seu arquirriva­l Ceará não fica atrás e, além de ser o atual campeão da Copa do Nordeste, se tornou um clube estruturad­o e financeira­mente rentável.

SANTA CRUZ

Por falar em Nordestão, um clube pernambuca­no não fatura o título da competição há oito anos; o último foi o Santa Cruz, em 2016. Porém, de lá para cá, muita coisa mudou pelas bandas do Arruda. O clube colecionou rebaixamen­tos e, nesse ano, sequer tem uma Série para disputar, ficando de férias em pleno mês de março. Porém, ao menos, devido a campanha no Estadual, garantiu vaga na Série D de 2025 e mira um novo recomeço para se reerguer, quem sabe já sob administra­ção de uma SAF, algo discutido internamen­te no clube.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Sport, Náutico e Santa: as três maiores e mobilizado­ras
torcidas do futebol de Pernambuco
DIVULGAÇÃO Sport, Náutico e Santa: as três maiores e mobilizado­ras torcidas do futebol de Pernambuco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil