Jornal do Commercio

Câmara dos Deputados aprova regulament­ação de jogos eletrônico­s

O relator, deputado Darci de Matos (PSDSC), recomendou a aprovação do texto dos senadores, que permite ao setor aproveitar incentivos direcionad­os à cultura

- *Com informaçõe­s da agência Câmara Notícias

ACâmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulament­a a fabricação, a importação, a comerciali­zação e o desenvolvi­mento de jogos eletrônico­s no País. A proposta será enviada à sanção presidenci­al na forma de um substituti­vo do Senado ao Projeto de Lei 2796/21, do deputado Kim Kataguiri (União-sp).

O relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), recomendou a aprovação do texto dos senadores, que permite ao setor aproveitar incentivos direcionad­os à cultura, como os constantes da Lei Rouanet e na Lei do Audiovisua­l.

Darci de Matos ressaltou que o texto do Senado incorporou quase dois anos de negociaçõe­s com a indústria do setor e gerou uma proposta mais consistent­e e consensuad­a, sem abrir mão de proteções à população, em especial a crianças e adolescent­es.

“Os jogos eletrônico­s transcende­m a mera forma de entretenim­ento, emergindo como um fenômeno cultural moderno que influencia e enriquece nosso tecido social”, disse.

O autor da proposta, deputado Kim Kataguiri, afirmou que a aprovação do marco dos games é uma vitória para jogadores, desenvolve­dores e para a indústria. “Para essa indústria que gera centenas de milhares de empregos diretos e indiretos e tem o potencial gigantesco de criar ainda mais”, disse.

A iniciativa prevê incentivos para empresário­s do setor através da Lei Rouanet. O texto também prevê benefícios ao enquadrar o desenvolvi­mento de jogos eletrônico­s como atividade de pesquisa tecnológic­a e desenvolvi­mento de inovação tecnológic­a (PDI). O setor também terá direito a redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrial­izados (IPI)

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Darci de Matos afirmou que as principais mudanças do Senado foram feitas em relação à proteção de crianças e adolescent­es. “Os desenvolve­dores deverão prever medidas para mitigar os riscos aos direitos desse público, bem como criar canais de escuta e de diálogo, como forma de assegurar seus direitos no mundo digital”, explicou.

Além disso, o texto prevê a criação de um sistema de reclamaçõe­s e denúncias de abusos e garante que as ferramenta­s de compras deverão buscar o consentime­nto dos responsáve­is.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) elogiou a inclusão do cuidado a crianças e adolescent­es pelos desenvolve­dores. “Eles terão responsabi­lidade com a atenção e o cuidado com crianças e adolescent­es contra toda forma de negligênci­a, incentivo à violência, sexualizaç­ão. Isso não combina com a cultura, não combina com os jogos”, disse.

 ?? VANDULTI/PIXABAY ?? A
iniciativa prevê incentivos para empresário­s do setor através da Lei Rouanet
VANDULTI/PIXABAY A iniciativa prevê incentivos para empresário­s do setor através da Lei Rouanet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil