Jornal do Commercio

Petrobras informa descoberta de petróleo em águas da Bacia Potiguar

Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024

-

APetrobras comunicou há pouco que descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultra profundas da Bacia Potiguar, no poço exploratór­io Anhangá, da Concessão POT-M-762_ R15.

O poço está situado próximo à fronteira entre Ceará e Rio Grande do Norte, a cerca de 190 quilômetro­s de Fortaleza e 250 quilômetro­s de Natal, a 2.196 metros de profundida­de, na Margem Equatorial brasileira.

Segundo comunicado da companhia, esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024 e foi precedida pela comprovaçã­o da presença de hidrocarbo­neto no Poço Pitu Oeste, localizado na Concessão BM-POT-17, a cerca de 24 quilômetro­s de Anhangá. A Petrobras é a operadora de ambas as concessões com 100% de participaç­ão. As descoberta­s ainda necessitam de avaliações complement­ares.

“As atividades exploratór­ias na Margem Equatorial representa­m mais um passo no compromiss­o da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvi­mento de novas fronteiras exploratór­ias que assegurem o atendiment­o à demanda global de energia durante a transição energética”, diz o comunicado.

BACIA POTIGUAR

A estatal acrescenta que a constataçã­o de reservatór­ios turbidític­os de idade Albiana portador de petróleo é inédita na Bacia Potiguar.

A companhia pretende investir US$ 7,5 bilhões em exploração até 2028, sendo US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. Está prevista a perfuração de 50 novos poços exploratór­ios no período, sendo 16 na região da Margem Equatorial.

“Caso o Brasil mantenha a demanda de petróleo nos patamares atuais e não sejam incorporad­as novas reservas, o País poderá se tornar um importador de petróleo, daí a importânci­a da diversific­ação energética, garantindo tanto a oferta de petróleo, como também investimen­tos em novas energias de baixo carbono”, conclui o documento.

 ?? DIVULGAÇÃO/PETROBRAS ?? As descoberta­s ainda necessitam de avaliações complement­ares
DIVULGAÇÃO/PETROBRAS As descoberta­s ainda necessitam de avaliações complement­ares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil