Jornal do Commercio

Discussão sobre duração de novelas é uma história sem fim

-

Tem sempre essa discussão sobre qual o tempo mais apropriado para a duração de uma novela. Se dentro do padrão reinante

- a perder de vista -, ou com uma carga mais enxuta – que evitaria as conhecidas “barrigas”, termo usado quando nada acontece na trama. É preciso avaliar a questão por vários ângulos. Diversos atores, Juliana

Paes entre eles, defendem que as novelas deveriam ser produzidas com um número menor de capítulos, uma vez que elas se tornaram muito cansativas. Além de ensaios, carga horária em estúdio, cidade cenográfic­a, há também deslocamen­tos para outras cidades... E no dia que seria de descanso, sobra decorar pilhas de texto.

Só que passando para a TV aberta – Globo, Record e SBT

-, a redução se torna inviável, porque não paga os custos de produção. Por tudo que envolve, novela é um produto caríssimo! “Terra e Paixão”, exemplo recente, alcançou a marca de 221 capítulos, algo necessário para honrar todos os seus compromiss­os.

Talvez o streaming, que trabalha com uma realidade diferente, ou seja, um orçamento infinitame­nte menor, possa ser um “abrigo” para as novelas de curta duração. A Max, empresa da Warner, por exemplo, fixou “Beleza Fatal” e “Dona Beja” na casa de 40 capítulos, e não deve passar disso em outras futuras produções. Já a Netflix nem classifica a sua primeira investida nacional como novela. “Pedaço de Mim”, estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta, em 18 episódios, é tratada como série.

Como se observa, essa discussão ainda vai longe. E, quem paga a conta (no caso, as TVS), vai continuar ditando o ritmo de jogo. Pelo menos na aberta.

TV TUDO COPRODUÇÃO

Em parceria com a Warner, o SBT anunciou Fabiana Karla para a apresentaç­ão da décima temporada de “Bake Off Brasil – Mão na Massa”. Os jurados serão Carole Crema e André Mifano. Antes do acerto com Fabiana, foram cogitados os nomes de Ana Furtado e Nadja Haddad.

O modelo de exibição será o mesmo da novela “Romeu e Julieta”: primeiro no streaming, Max, e depois na TV aberta e paga. Hummmmm.

LANÇAMENTO

O filme “Jorge da Capadócia”, dirigido e protagoniz­ado por Alexandre Machafer, que retrata a história do guerreiro São Jorge, entra em cartaz dia 18. Louise Clós, estrela da série “Até Onde Ela Vai”, do Univervide­o, interpreta Rita, mulher do protagonis­ta. Ricardo Soares, Adriano Garib, Cyria Coentro e Miriam Freeland também estão no elenco.

VALE ACOMPANHAR

A Rede TV! ainda tem zilhões de problemas pela frente, porém, essa iniciativa de mexer com a sua programaçã­o merece a melhor das intenções.

Aos poucos está sendo montada uma “linha de shows”, em condições de atender o interesse de muita gente. O desejo de fazer já deve receber o melhor dos reconhecim­entos.

SORTE LANÇADA

Renata Dias Gomes e Chico Soares entregaram o projeto de releitura da novela “Pai Herói”, que certamente trará muitas mudanças para se adaptar às expectativ­as do streaming.

Agora, resta aguardar uma posição dos americanos da Warner. O desafio é contar em 40 episódios uma obra produzida em 178 capítulos.

 ?? ?? Danielle Winits
Danielle Winits

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil