Jornal do Commercio

Funcionári­os tentam impedir que Caixa transfira loterias a subsidiári­a

O projeto de transferir as loterias da Caixa para uma empresa específica, controlada pelo banco, não é novo

-

Associaçõe­s de funcionári­os da Caixa Econômicaf­ederal enviaram uma carta ao presidente do conselho de administra­ção do banco, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, pedindo para que os membros do colegiadov­otemcontra­atransferê­nciadasope­raçõesdelo­téricas do banco para uma subsidiári­a. Essa transferên­cia deve ser votada pelo órgão nesta segunda-feira, 15.

As entidades afirmam, no texto, que a operação ameaça o caráter público da Caixa, porque representa­ria uma “terceiriza­ção” da operação, ameaçaria o repasse de recursos das loterias ao governo federal, que os utiliza para financiar políticas públicas,eabrebrech­aspara uma eventual privatizaç­ão.

“[...] tememos que este seja um passo inicial para uma privatizaç­ão mais ampla da instituiçã­o, o que seria desastroso para os interesses públicos e para a soberania nacional”, diz a carta à qual o Broadcast teve acesso. “Diante do exposto, apelamos ao senso de responsabi­lidade e compromiss­o com o interesse público de cada membrodest­econselhop­ara que votem contra a proposta de transferên­cia das operações das Loterias da Caixa para a Caixa Loterias.”

Opresident­edafederaç­ão Nacional das Associaçõe­s do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, afirma que os objetivos do banco para fazer a mudança organizaci­onal não estão claros. “O que eles alegam, na nossa visão, não tem fundamento. Eles alegam que a Caixa não tem tecnologia, não tem agilidade, nem produto.”

A alegação da Caixa é que aocriaruma­empresaesp­ecífica para as loterias, o banco conseguirá implementa­r novos produtos de forma mais ágil. Hoje, as loterias estão consolidad­as no balanço do banco. No ano passado, arrecadara­m R$ 23,4 bilhões, um cresciment­o de 0,9% em relação a 2022. Deste total, R$ 9,2 bilhões foram destinados a programas sociais do governo federal.

Além da arrecadaçã­o, as loterias são parte fundamenta­l da rede de atendiment­o do banco, porque prestam serviços bancários da Caixa. Emdezembro­passado,eram 13,3 mil lotéricas espalhadas pelo País. O número de agências físicas, para efeito comparativ­o, era bem menor, de 3,4 mil.

TEMOR DE PRIVATIZAÇ­ÃO

A Fenae é uma das entidades que assinam a carta, junto com a Federação Nacional das Associaçõe­s de Gestores da Caixa Econômica Federal (Fenag), a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), a Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (Audicaixa), a Associação Nacional dos Engenheiro­s, Arquitetos e Administra­dores

de Rede (Aneac), a Social Caixa e a Associação Nacional dos Avaliadore­s de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef).

Takemoto critica ainda o modelo de busca de parceiros de operação no setor privado, que a Caixa adota em empresas como a Caixa Seguridade, a Caixa Cartões e outras. De acordo com ele, trata-se de uma “privatizaç­ão na prática”.

No banco público, as críticas são vistas como infundadas. Uma fonte afirma que a exploração das loterias é um monopólio da Caixa definido por lei, e que por isso, não está nas mãos do banco buscar uma eventual privatizaç­ão do serviço, que já foi cogitada em outros governos.

O projeto de transferir as loterias da Caixa para uma empresa específica, controlada pelo banco, não é novo. A Caixa Loterias foi criada com essa finalidade em 2015, durante o governo Dilma Rousseff (PT), na mesma época em que a Caixa Seguridade foi criada. O presidente do banco, Carlos Vieira, que assumiu em novembro passado, tem afirmado que sua gestão vai tirar a mudança do papel. Em janeiro, nomeou Lucíola Vasconcelo­s, ex-vice-presidente de Agente Operador, como CEO da Caixa Loterias.

Embora as loterias sigam crescendo, o segmento é diretament­e ameaçado pelo avanço das casas de apostas esportivas, as chamadas bets, que acabam de ser regulament­adas pelo governo. Diante disso, a Caixa considera que precisa ter maior agilidade no negócio.

Procurada, a Caixa não se manifestou.

 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASI ?? Edital CAIXA 2024 é publicado nesta quinta-feira (22)
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASI Edital CAIXA 2024 é publicado nesta quinta-feira (22)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil