Jornal do Commercio

Júri de um ex-presidente

-

Trump é acusado de 34 falsificaç­ões de documentos contábeis da Trump Organizati­on para camuflar os pagamentos feitos a Daniels como “despesas legais”, adiantadas do próprio bolso pelo então advogado do republican­o e homem de confiança, Michael Cohen, atualmente seu inimigo declarado e que será uma das testemunha­s-chave da acusação.

O julgamento terá que determinar o que Trump sabia sobre esses pagamentos, pelos quais Cohen já foi condenado.

Uma sentença de culpabilid­ade não seria um obstáculo para que Trump se candidate às eleições presidenci­ais de 5 de novembro, onde enfrentará pela segunda vez o democrata Joe Biden, que o derrotou há quatro anos.

Não o impedirá nem mesmo de assumir a Presidênci­a, mas sem dúvida pode afetar suas chances de vencer, apesar de ter uma multidão

de seguidores.

“PONTO RIDÍCULO”

Para o republican­o, o julgamento é uma “perseguiçã­o política” orquestrad­a pelos democratas para impedir que ele realize seu sonho de retornar à Casa Branca.

“Isso é um ataque aos Estados Unidos. Nunca aconteceu nada parecido”, disse ao chegar ao tribunal.

Shawn, um dos poucos simpatizan­tes que comparecer­am ao tribunal para apoiar Trump, afirma que “estamos chegando a um ponto realmente ridículo”. “No final do dia, é uma interferên­cia eleitoral. Eles estão tentando impedir que um oponente político ganhe”, afirmou à AFP.

Já Jamie Bauer, uma crítica ao ex-presidente, argumenta, pelo contrário, que a “interferên­cia eleitoral” ocorreu no pagamento pelo silêncio

“para encobrir informaçõe­s que ele considerav­a prejudicia­is para sua campanha”.

“MUITO EM JOGO”

Este é uma das diversas frentes abertas pelo magnata nova-iorquino, que acumulou sua fortuna no setor imobiliári­o e na construção de campos de golfe e que alega ser vítima de “uma caça às bruxas”.

O republican­o também é acusado de tentar reverter os resultados das eleições presidenci­ais de 2020 e pelo manuseio irresponsá­vel de documentos sigilosos que levou para sua residência ao deixar a Casa Branca.

“Muito está em jogo, porque Trump e seus advogados conseguira­m até agora adiar os [outros] julgamento­s” para depois das eleições, diz à AFP Carl Tobias, professor de direito da Universida­de de Richmond.

 ?? ?? O
ex-presidente conservado­r enfrenta a justiça enquanto busca uma reeleição
O ex-presidente conservado­r enfrenta a justiça enquanto busca uma reeleição
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil