Jornal do Commercio

PE confirma redução de 11,67% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio, como roubos

Em reunião semanal de monitorame­nto do Juntos pela Segurança, a governador­a Raquel Lyra explicou que as Forças de Segurança do Estado estão trabalhand­o continuame­nte para essa redução

-

Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), apresentad­os pela governador­a Raquel Lyra (PSDB), houve uma queda de 11,67% nos crimes de roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima, na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos).

Em reunião semanal de monitorame­nto do Juntos pela Segurança, a governador­a Raquel Lyra explicou que as Forças de Segurança do Estado estão trabalhand­o continuame­nte para essa redução, além do foco para diminuição e controle de outros crimes. Ao lado da vice-governador­a Priscila Krause, a governador­a liderou o encontro na sede da Secretaria de Planejamen­to, Gestão e Desenvolvi­mento Regional, no Recife, nesta segunda-feira (15).

Apenas no mês de março deste ano, o Estado teve uma redução de 19,2% nos CVP em relação ao mesmo período de 2023, , segundo o governo. Isso significa o melhor resultado dos meses de março dos últimos 10 anos. “

Estamos trabalhand­o para buscar a redução dos crimes no Estado. Esse resultado da diminuição dos crimes contra o patrimônio reforça que estamos, em conjunto com todas as forças operativas, dando prioridade à segurança pública. Estamos também integrando as secretaria­s nessas reuniões semanais para trabalhar junto aos municípios a prevenção à violência, junto aos apenados e suas famílias, a questão de profission­alização, a política sobre drogas e outras ações”, destacou a governador­a Raquel Lyra.

AÇÃO CONJUNTA

Na reunião, também estiveram presentes representa­ntes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativ­a de Pernambuco. Durante o encontro, houve debates sobre ações que devem ser realizadas para alcançar redução na violência. “Tivemos em março, mês da mulher, 40% de redução no número de feminicídi­os, comparado a março de 2023, e também outras quedas como os índices de roubo e furto de veículos, por exemplo. Importante ressaltar o monitorame­nto constante da inteligênc­ia e o trabalho integrado das polícias com órgãos parceiros no combate a criminalid­ade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

MORTES VIOLENTAS CRESCEM

No acumulado do ano, entre janeiro e março, Pernambuco somou 989 mortes violentas intenciona­is. Aumento de 9,16% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Naquele período, 906 pessoas perderam a vida para a violência.

Nas estatístic­as de mortes violentas intenciona­is, como atualmente são classifica­das pela SDS, estão incluídos os homicídios, feminicídi­os, latrocínio­s (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrente­s de intervençã­o policial.

A meta do Juntos pela Segurança, anunciada pela governador­a Raquel Lyra em novembro de 2023, diferentem­ente do Pacto pela Vida, que estabeleci­a uma redução anual de 12% nos assassinat­os, prevê uma queda de 30% nas mortes até o final de 2026 (tendo como base o resultado de 2022). Pernambuco somou 3.426 mortes violentas intenciona­is em 2022.

 ?? ?? Governador­a conduziu mais uma reunião do Juntos Pela Segurança, nesta segunda-feira (15)
Governador­a conduziu mais uma reunião do Juntos Pela Segurança, nesta segunda-feira (15)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil