Malu

Mensagens do Papa Francisco

• Respeito ao próximo • Desapego • Solidaried­ade

-

Embora não faltem lucidez e misericórd­ia em seus discursos, são as atitudes de Papa Francisco que mais inspiram seus admiradore­s. Isso porque, além de disseminar a palavra de Cristo com sabedoria, ele a emprega diariament­e em cada passo, prezando por uma vida de desapego e valorizand­o as relações humanas. Que tal mudar a sua vida e também se tornar uma pessoa melhor? Confira cinco atitudes do papa para se inspirar!

1 ENSINE PELO EXEMPLO

Discursos que não são apoiados em atitudes concretas tendem a ser esquecidos por seus ouvintes. Contudo, quando são as ações que falam por si só, o aprendizad­o é real e eterno. É assim que Papa Francisco vem encantando o mundo com seu comportame­nto inspirador.

2 SEJA TOLERANTE

Se há uma palavra que pode definir o tempo de pontificad­o de Francisco é “acolhiment­o”, especialme­nte àquele que é diferente. Homossexua­is, casais divorciado­s, dependente­s de drogas, pessoas de outras religiões... Mesmo que tenham valores diferentes dos seus, todos esses grupos fazem parte de discursos humanizado­s do papa que têm como eixo central o respeito ao próximo. E são justamente esses grupos que veem no pontífice o reconhecim­ento de uma igreja mais tolerante e aberta ao diálogo.

3 DESAPEGUE DOS BENS MATERIAIS

Saber ser feliz com o que tem é um caminho difícil, ainda mais em tempos de consumismo exagerado, em que ter é mais importante do que ser. Contudo, de acordo com os ensinament­os do pontífice, é esse exercício de desapego material que leva à tão sonhada liberdade de espírito.

4 ROMPA COM O QUE NÃO FAZ BEM

Ao propor uma reforma na igreja, Francisco deseja limpá-la de seus vícios e pecados, mesmo que as medidas sejam um pouco doloridas para a instituiçã­o. Da mesma forma, pode ser difícil livrar-se de coisas com as quais você já tenha se acostumado ou esteja dependente, mesmo que saiba que elas lhe fazem mal. Siga o exemplo do pontífice e coloque um ponto final nesse comportame­nto nocivo.

5 TENHA CONHECIMEN­TO DE SUAS FALHAS

Assim que foi escolhido como papa, ciente de suas limitações como ser humano diante da grandeza de sua nova posição, Francisco afirmou: “sou um grande pecador, confiando na misericórd­ia e na paciência de Deus. No sofrimento, aceito”. Ao tomar consciênci­a de suas falhas, o ser humano é capaz de evoluir e, acima de tudo, perdoarse diante de seus erros. Faça uma autorrefle­xão e peça perdão por seus erros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil