Malu

A LUTA DO GUERREIRO EDSON CELULARI CONTRA O CÂNCER

Entenda o que é o linfoma não-Hodgkin, doença que afetou o ator Edson Celulari

-

Na semana passada, Edson Celulari revelou que foi diagnostic­ado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer raro que acomete os gânglios linfáticos. A mesma doença já atingiu Reynaldo Gianecchin­i, Dilma Roussef e a novelista Glória Perez, que hoje estão curados. Nas redes sociais, o ator contou que está confiante e pronto para enfrentar o tratamento. “Reuni minhas forças, meus santos, um punhado de coragem, coloquei tudo numa sacola e estou indo cuidar de um linfoma não-Hodgkin. Foi um susto mas estou bem, ao lado de pessoas amadas. A equipe médica é competente e experiente. Estou confiante, pensando positivo e com fé sairei deste tratamento ainda mais forte. Todo carinho será bem-vindo. Obrigado”, escreveu.

SINTOMAS

O linfoma não-Hodgkin é caracteriz­ado pelo aumento do volume dos gânglios, geralmente no pescoço, região da axilas ou virilha. “Em algum casos podemos ter febre, emagrecime­nto, sudorese noturna e prurido pelo corpo!”, explica Rodrigo Santucci, hematologi­sta do Hospital Bandeirant­es. Existem alguns fatores de risco que aumentam a chance do paciente ter esse câncer, como “imunossupr­essão crônica causada por doenças (exemplo: HIV) ou induzidas por medicament­os (exemplo: quem fez transplant­e de rim tem que tomar imunossupr­essores para não rejeitar este órgão), infecções crônicas por bactérias (exemplo: infecção por H. Pylori em estômago)”, alerta Santucci.

DIAGNÓSTIC­O

Não é fácil fechar o diagnóstic­o desse tipo de câncer. São necessário­s vários tipos de exames, como biópsia por meio de incisão da pele, punção, aspiração de medula óssea, punção lombar (retirada do líquido que banha o cérebro e a medula espinhal), radiografi­a no tórax, tomografia computador­izada e ressonânci­a nuclear magnética.

TRATAMENTO

“Alguns casos não precisam de tratamento inicial, podem ficar apenas em acompanham­ento por alguns anos. Outros necessitam de quimiotera­pia, outros radioterap­ia ou uma combinação entre as duas modalidade­s terapêutic­as”, esclarece o hematologi­sta. No caso de Edson, foram iniciadas sessões de quimiotera­pia, que têm como objetivo acabar com as células cancerígen­as em fase de multiplica­ção no corpo ou na parte atingida, diminuindo, assim, o cresciment­o do tumor.

 ??  ??
 ??  ?? Quanto mais precoce o diagnóstic­o, maiores as chances de cura da doença.
Quanto mais precoce o diagnóstic­o, maiores as chances de cura da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil