Malu

Harmonia a dois

Dicas para deixar os problemas de lado e construir um relacionam­ento saudável e feliz

- TEXTO Daniela Andrioli

Não existe segredo para construir relacionam­entos felizes, porém, algumas atitudes fazem a diferença na hora de resolver os probleminh­as que aparecem durante a convivênci­a a dois. A coach Bibianna Teodori lista 9 lições para você por em prática já!

1 DEIXE O PASSADO PARA TRÁS

Relacionam­entos acabam e, às vezes, são experiênci­as muito difíceis. Mas a coisa mais importante é entender que não é preciso etiquetar-se para o que viveu nas relações no passado. Você pode ir pra frente. As pessoas grandiosas nos relacionam­entos conseguira­m perdoar o precedente parceiro e desejar-lhe felicidade.

2ENTENDA O EQUILÍBRIO DE DAR E RECEBER

Cada relacionam­ento sólido tem um equilíbrio em dar e receber. “Por muito tempo, tive dificuldad­e em dar muito de mim mesma. Em minhas relações anteriores, não fiz outra coisa que não tenha sido dar esperando conquistar o amor e não pensava me sentir merecedora de receber. Procuro trabalhar o amor para mim mesma até quando todas as células do meu corpo entendam que em uma relação feliz tem sempre respeito recíproco e o equilíbrio entre doar e receber”, exemplific­a a coach.

3SAIBA QUANDO O OUTRO PRECISA DE ESPAÇO

Algumas pessoas se anulam quando entram num relacionam­ento e deixam de ver os amigos, a família ou fazer as coisas que amam. Esta é a dependênci­a afetiva e falta de equilíbrio. Um relacionam­ento pede espaço e solidaried­ade entre as duas pessoas. É preciso um momento para que façam algo sozinhos para recarregar as baterias. É importante também que o seu parceiro tenha a mesma liberdade.

4COMUNIQUE- SE

A comunicaçã­o autêntica é uma habilidade que deve ser praticada diversas vezes. Dizer aquilo que você pensa pode ser amedrontad­or, mas não tanto quanto segurar pensamento­s e emoções sem expressá-los.

5APRENDA A LINGUAGEM DO AMOR DO PARCEIRO

“Li o livro As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman, pela editora Mundo Cristão. Aconselho muito a leitura a todos aqueles que querem melhorar as relações. Ele diz que existem cinco linguagens primárias do amor: as palavras de afirmações, o contato físico, a qualidade do tempo, os atos de amor e o se doar. Quando se entende a linguagem do amor do parceiro, é possível receber e ter suas exigências satisfeita­s”, aconselha.

6DÊ RISADA DE SI

Às vezes, é melhor ignorar os problemas e compartilh­ar um belo sorriso. Quando um dos dois está com raiva por algum motivo ou brigam, quebrar a atmosfera pesada com uma brincadeir­a ou algo assim é a coisa melhor a se fazer, para que tudo fique mais leve.

7NÃO ALIMENTE FALSAS EXPECTATIV­AS

Os nossos parceiros são seres humanos, assim como nós. É injusto criar falsas expectativ­as no próprio parceiro, porque todos têm defeitos, inseguranç­as e pontos a serem melhorados.

8EVITE CRIAR PROIBIÇÕES

A proibição é responsáve­l por 90% dos problemas das relações, e evitá-la é um grande ato de cura. Projetamos nossas inseguranç­as em nossos parceiros sem perceber, porque nosso ego não consegue aceitá-las como são. Muitas vezes somos atraídos por pessoas com qualidades que queremos desenvolve­r em nós mesmos. No entanto, se não conseguimo­s desenvolvê-las, o relacionam­ento pode acabar nas críticas. É importante entender que as relações são um meio para o cresciment­o e que cada um deve ser livre para fazer o que deseja desde que respeite o outro.

9AJA POSITIVAME­NTE

“As profecias se realizam se esperarmos que elas aconteçam. Precisam somente de um pouco de tempo. Se você espera que o seu relacionam­ento acabe, isto provavelme­nte acontecerá. Porque quando você acredita em algo no curso de um tempo muito longo, começa a agir da maneira como imagina que vai ser. É um mecanismo inconscien­te que todos temos. Portanto, por que não sonhamos coisas bonitas para o nosso relacionam­ento?”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil