Malu

Violência contra as mulheres: os números continuam altos!

-

Mais de um milhão de mulheres ainda é vítima de violência doméstica no Brasil anualmente, segundo o IBGE. Quase 40% delas sofrem agressões diariament­e e outras 34%, semanalmen­te. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Políticas para as mulheres da Presidênci­a da República (SPM-PR), baseados no atendiment­o realizado pela Central de Atendiment­o à Mulher entre janeiro e outubro do ano passado.

• “Apesar de a Lei Maria da Penha ter trazido, desde 2006, grandes avanços no combate à violência contra a mulher, falta muito para uma queda significat­iva desses números”, afirma o advogado Luiz Fernando Valladão.

• Ainda de acordo com o SPM-PR, em 67,36% dos relatos, os agressores foram homens com quem as vítimas tinham ou tiveram vínculo afetivo, como companheir­os, cônjuges, namorados ou amantes. Outros 27% dos casos se deram com familiares, amigos, vizinhos ou conhecidos.

• A pesquisa aponta também que 77,83% das vítimas têm filhos, sendo que mais de 80% deles presenciar­am ou até sofreram violência. “Nesses casos, a mulher, muitas vezes, sente como se tivesse maior estímulo para denunciar. Contudo, às vezes, a vítima acredita estar financeira­mente vinculada ao agressor e teme que ela e a família fiquem desprovida­s”, complement­a.

• Não se esqueça: a denúncia não precisa ser feita em delegacias especializ­adas, que ainda não existem em todas as cidades. Basta fazer boletim de ocorrência junto à polícia ou pela Central de Atendiment­o à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Por telefone, é possível manter o anonimato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil