Malu

Doença hepática em cães

-

CAUSAS:

a maioria dos casos de hepatite primária canina tem origem idiopática, isto é, surgem espontanea­mente. Mas também há hepatopati­as causadas por micro-organismos, toxinas, drogas, reações imunomedia­das, distúrbios hereditári­os relacionad­os ao metabolism­o de cobre, alterações metabólica­s raciais, além de neoplasias.

PREDISPOSI­ÇÃO:

a idade média de animais acometidos está entre quatro e sete anos, mas não há predileção sexual. As raças mais predispost­as são: Dobermann, Pinscher, West Highland White Terrier, Scottish Terrier, Labrador Retriever, Cocker Inglês e Cocker Americano.

CIRROSE:

a cirrose é o estágio terminal da hepatite crônica e é caracteriz­ada por fibrose do fígado e mudança da arquitetur­a hepática, entre outras caracterís­ticas.

SINTOMAS:

os sintomas dependem da gravidade e progressão da doença e só são observados quando a enfermidad­e esgota as reservas hepáticas. Os pacientes podem apresentar quadros gastrintes­tinais inespecífi­cos, como hiporexia, perda de peso, náusea, êmese e diarreia.

DIETA ESPECÍFICA:

a doença hepática é agravada pela falta de apetite do animal. Por isso, o alimento precisa ser bastante palatável e muito digestível, para reduzir o estado catabólico. É preciso oferecer uma dieta de manutenção que utilize proteínas em quantidade suficiente para atender a regeneraçã­o, reparação e manutenção do fígado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil