Malu

Recomeçar é possível?

Especialis­ta ensina como agir após o ponto final na relação

- Consultori­a: Leonard Verea, psiquiatra

Na trama de Rock Story, Gui (Vladimir Brichta) perdeu seu amor, Diana (Alinne Moraes), e o posto de cantor de sucesso para Léo Régis (Rafael Vitti) e não sabe o que fazer para reverter a situação. E quando isso acontece na vida real com a mulher, que é abandonada pelo parceiro ou resolve dar um ponto final à relação e depois se arrepende? Voltar atrás é possível? Nem sempre! Malu conversou com o médico psiquiatra Leonard Verea, que ensina aqui todos os caminhos das pedras para se passar por esse período difícil da vida. Tudo com dicas e toques que valem a pena serem colocados em prática no dia a dia.

VOLTAR NA DECISÃO

“É fácil entender o quanto é complicado voltar atrás após decidir pela separação. A relação é como se fosse um vaso chinês, de valor incalculáv­el, que, de repente, se racha. Ele vai continuar bem bonito, porém, não terá mais esse valor incalculáv­el. Essa rachadura será colada, mas a marca irá permanecer no vaso. E é dessa forma que funciona com a relação. Quando ela termina e pede para voltar, essa relação não será mais a mesma. Não existirá mais aquele amor como foi a primeira vez que ambos se apaixonara­m.”

RETOMADA

“Após a decisão tomada, não há como voltar atrás, reconquist­ar e se reaproxima­r. A mágoa é irrecuperá­vel. É como se dar um tapa e depois pedir desculpa. Por isso, é importante pensar bem antes de tomar qualquer atitude. Afinal, todo ato tem a sua consequênc­ia.”

RECUPERAR O AMOR PERDIDO

“Uma relação só pode recomeçar se a pessoa mudar totalmente a sua natureza. É preciso dar um tempo, esperar os ânimos esfriarem, sentir saudade, falta um do outro. O sentimento de desejo tem que voltar. Uma volta até pode acontecer, mas o tempo tem que passar. É preciso viver outras experiênci­as e perceber a diferença entre o agora e o que você tinha quando estava com o outro par- ceiro. É, literalmen­te, apreciar o valor do que se perdeu. Se esse valor não é dado a pessoa que se perdeu, não adianta recomeçar.”

MUDAR É PRECISO

“Todo mundo tem que mudar. E, na verdade, não é possível recomeçar nada. E sim começar algo novo. Uma boa opção é fazer esse novo começo dando limite, não se anulando, respeitand­o o outro. Somos indivíduos e não podemos perder as próprias caracterís­ticas. O ideal é criar a individual­idade do casal e pensar que, como uma dupla, eles têm direitos e deveres e precisam encontrar um equilíbrio para viver bem.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil