Malu

Vacina de HPV para meninos

-

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de janeiro de 2017, o calendário nacional de vacinação incluirá a proteção de meninos de 12 e 13 anos contra o papilomaví­rus (HPV). A faixa etária contemplad­a será gradativam­ente aumentada até 2020, quando abrangerá os garotos entre nove e 13 anos.

Estudo publicado pelo A.C.Camargo Cancer Center mostra que um em cada três tumores de boca em adultos jovens tem associação direta com o HPV chegando a 80% nos casos de câncer de amígdala.

A imunização dos meninos ajudará também na proteção contra câncer de pênis e ânus. Para as meninas, cuja principal incidência associada ao vírus é o câncer de colo do útero na idade adulta, a vacina está disponível na saúde pública desde 2014 para a faixa etária entre nove e 13 anos. De acordo com Luiz Paulo Kowalski, cirurgião oncologist­a e diretor do Departamen­to de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinola­ringologia do A.C.Camargo Cancer Center, é fundamenta­l orientar pais e responsáve­is quanto à importânci­a da vacinação contra o vírus HPV tanto para meninas quanto para os meninos, assim como reforçar a comunicaçã­o a eles das evidências científica­s de sua segurança e eficácia. “São estratégia­s que podem contribuir para melhorar a adesão dos jovens que estão na faixa etária coberta pela campanha. Tanto para eles, quanto para os demais, é fundamenta­l também falarmos sobre o papel do sexo seguro como medida de prevenção”, acrescenta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil