Malu

Guia da depilação

Tudo o que você precisa saber para ficar lisinha e linda!

-

Existem inúmeras formas de depilação: as que tiram os pelos superficia­lmente e aquelas que arrancam desde a raiz. Essa diversidad­e de métodos permite que cada mulher escolha o seu preferido, de acordo com seu perfil. E, para saber o procedimen­to ideal para você, é fundamenta­l conhecer todas as formas de depilação existentes. A dermatolog­ista Inaê Cavalcanti explicou como funcionam as principais técnicas. Confira!

CERA QUENTE OU FRIA

“Deve ser feita a cada 20 ou 30 dias e pode ser aplicada em pelos grossos e finos, de qualquer região do corpo. Apesar de ser um método rápido, é doloroso, pode encravar os pelos e provocar manchas. Além disso, é necessário que o pelo esteja com pelo menos 5mm de altura para que a depilação seja feita. Evitar também o uso de cera no rosto, pois é uma pele mais fina e a tração constante pode levar à flacidez.”

LASER

O método é indicado para quem sofre com pelos encravados. “O conceito da depilação a laser é baseado em uma redução de aproximada­mente 70 a 80% dos pelos após um número médio de sessões (em torno de 10). Pode ser feito em rosto e corpo e quanto mais escuro e grosso for o pelo, mais rápida é a resposta.”

CREME DEPILATÓRI­O

“Trata-se de um produto que pela ação química dissolve a haste do pelo. Pode ser usado em rosto e corpo, é indolor e está liberado para ser aplicado em casa. A principal desvantage­m é que pode haver sensibiliz­ação da pele, causando uma espécie de dermatite (inflamação da pele). Os pelos voltam a crescer depois de, mais ou menos, dois dias.”

LÂMINA

“Pode ser feita em todo o corpo, mas nunca ‘a seco’. A lâmina deve acompanhar o sentido do cresciment­o do pelo, o que diminui a agressão à pele e aos pelos encravados. Uma grande desvantage­m é que os pelos crescem rapidament­e e, geralmente, tem que se fazer novamente após uns dois dias, dependendo da área do corpo. Nunca usar a mesma lâmina várias vezes, pois o metal vai oxidando e pode causar alergia pelo níquel.”

DEPILAÇÃO COM LINHA

“É utilizada apenas uma linha de algodão que recebe uma solução de soro fisiológic­o para a aplicação, assim como o local a ser depilado também recebe. É preciso ser feita por uma profission­al, pois exige treino. Apesar da dor da depilação com linha, há ainda o benefício de evitar os riscos de irritações, pelos encravados ou alergias, além disso, o método ativa a circulação sanguínea da região.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil