Malu

Berinjela cura

Inclua no cardápio esse vegetal poderoso que protege o coração, ajuda na prisão de ventre, controla a taxa de açúcar no sangue...

-

Se você quer fortalecer a sua saúde, comece a incluir a berinjela em seu cardápio ainda hoje. Ela, que possui 90% de água, é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, propriedad­es que ajudam a fortalecer a imunidade, combatem os radicais livres, melhoram o humor e a absorção de nutrientes, entre outros benefícios. Confira!

AMIGA DO CORAÇÃO

O alimento é considerad­o saudável ao nosso coração por sua caracterís­tica “fibrosa”. “A berinjela é riquíssima em fibras e 90% da sua composição é representa­da pela água. Essas duas caracterís­ticas tornam-se aliadas contra a prisão de ventre”, destaca a nutricioni­sta Marcela. Mas você pode se perguntar: o que isso tem a ver com a saúde do sistema cardiovasc­ular? A explicação é simples: as fibras presentes no alimento se unem ao excesso de gordura e o carregam consigo durante o processo de digestão. Ou seja, tem efeito inibidor do colesterol ruim (LDL), que quando está em taxas elevadas é fator de risco para diversas doenças cardiovasc­ulares. Mas é indicado o consumo regular de água para potenciali­zar os efeitos da berinjela.

ANTICÂNCER

A gente não imagina que é na casca, parte que nem hesitamos em retirar dos alimentos, que se concentra a maior parte dos nutrientes contidos no mesmo. A berinjela se enquadra nesse tópico: o roxo caracterís­tico da casca do legume indica a presença de antocianin­a, um poderoso antioxidan­te aliado contra o surgimento de câncer. A razão para isso é de que a substância é importante para combater os radicais livres, moléculas que, em excesso, aceleram o envelhecim­ento do organismo, colaborand­o para o surgimento de tumores. “Na última década, os fitoquímic­os, compostos bioativos presentes naturalmen­te nos vegetais, vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidan­te que desempenha­m”, destaca a nutricioni­sta Luana Vasconcelo­s. Você pode encontrar mais desse elemento em outros vegetais, como uva, jabuticaba, amora e o açaí, para equilibrar a dieta.

AÇÚCAR CONTROLADO

A berinjela integra a lista dos vegetais que são grandes amigos dos diabéticos no quesito de controlar a taxa de açúcar no sangue. “As fibras solúveis são as que mais favorecem quem sofre de diabetes. Ao entrar em contato com a água, elas criam uma ‘capa’ em torno da comi- da e dificultam a absorção de açúcar”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli. Quando isso acontece, há um retardamen­to na velocidade da digestão e, consequent­emente, a absorção de glicose é feita aos poucos, evitando picos (hiperglice­mia) e baixas (hipoglicem­ia), que também é preocupant­e. Além disso, existem substância­s antioxidan­tes presentes na casca do legume que ajudam a proteger as artérias, combater infecções, cegueira e trombose, além de auxiliar no processo de cicatrizaç­ão, problemas recorrente­s nos diabéticos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil