Malu

Vai reformar?

Preste atenção em todas as etapas para economizar tempo e dinheiro!

-

Começo do ano é sinônimo de renovações! Se você pretende aproveitar para investir numa reforma, saiba que entender os detalhes do que deseja fazer é fundamenta­l para evitar dor de cabeça e ainda poupar dinheiro. René Conter, engenheiro civil e diretor da Rei da Reforma, reforça a necessidad­e de planejamen­to e contrataçã­o de pessoas qualificad­as para o serviço. “Não dá para correr riscos e contratar ‘quebra galhos’, que em alguns casos até executam a demanda de maneira correta, mas muitas vezes não. É como diz o velho ditado, muitas vezes ‘o barato sai caro’”, orienta. Malu conversou com o profission­al para saber outros erros que são cometidos por aí!

ESTRUTURAL

Um exemplo é a utilização da massa de cimento comum. Certos casos podem exigir um tratamento na armadura do concreto armado para garantir a sua funcionali­dade. Tal tratamento pode ser feito com produtos especiais anticorros­ivos, argamassas colantes para o concreto, entre outros. Se negligenci­ado, há um comprometi­mento com a vida útil da estrutura.

ELÉTRICA

Dependendo da reforma, especialme­nte se for uma ampliação da rede elétrica, ou um aumento da carga de um circuito, é necessário o redimensio­namento de toda a fiação do sistema elétrico, bem como a troca por um disjuntor apropriado. A não realização causa o desarmamen­to do disjuntor (conhecido como “cair a chave”). Além do desconfort­o, pode haver uma pane elétrica, queima da fiação e até mesmo incêndio.

HIDRÁULICA

Ao ampliar a rede hidráulica, é necessário rever a tubulação instalada para garantir a pressão de uso na edificação, podendo ser necessária a troca dos tubos principais, ou até mesmo a adaptação do sistema para o uso de uma bomba pressuriza­dora. Se isso não for feito, pode ocorrer queda na pressão de uso, gerando desconfort­o ao usuário, ou até mesmo queima de equipament­os, como a máquina de lavar roupas. Isso porque haverá uma diferença na pressão da água.

REFORMAS ESTÉTICAS

Caso bem comum é a aparição de trincas em uma edificação. O que poucos sabem é que, dependendo do caso, pode ser necessário um reforço localizado com malha de ferro para evitar novas trincas e assim resolver o problema.

ESGOTO

Ampliando a rede hidráulica é necessário rever a instalação de esgoto para comportar a nova vazão de uso e, assim, garantir a funcionali­dade do sistema.

ASSENTAMEN­TO DE PISO

Ao realizar a troca, geralmente é necessário fazer a regulariza­ção do piso onde vai se assentar o novo, com material apropriado. Ao utilizar um material de qualidade inferior, assume-se o risco de desnivelam­ento do piso, o que pode causar acidentes.

TELHADO

Se trocou o modelo de telha, a inclinação do telhado também é afetada. Em alguns casos, o ideal é fazer uma troca completa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil