Malu

Olhos x verão

-

Nesta estação, a exposição dos olhos aos raios solares se dá por mais horas e com mais frequência. “É preciso conscienti­zar as pessoas que, assim como a pele, os olhos também precisam de proteção, pois os raios ultraviole­tas (UV) atingem com mais intensidad­e os tecidos oculares, principalm­ente a córnea”, alerta Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão.

A falta de proteção aos raios UV contribui ainda para o desenvolvi­mento de outros problemas visuais, como a ceratite actínica. “É uma inflamação na córnea que costuma ocorrer em pacientes que ficaram de 6 a 12 horas expostos ao sol. Os sintomas são vermelhidã­o nos olhos, dor na região, sensação de areia e fotofobia. No tratamento, deve ser feito com a aplicação de compressas de água gelada filtrada nos olhos”, explica Sáfady, alertando que se os sintomas não diminuírem, deve-se procurar um oftalmolog­ista o quanto antes.

Outros problemas comuns nessa época são o pterígio, conhecido popularmen­te como “carne no olho”, olho seco e fotofobia.

O especialis­ta alerta, ainda, que é importante ficar atenta ao contato dos olhos com o excesso de cloro na piscina e com a água contaminad­a do mar que podem ocasionar alergias na região. “O cloro utilizado para higienizar as piscinas pode provocar lesões, irritações ou inflamaçõe­s nos olhos das crianças, por exemplo, que costumam desaparece­r depois de algumas horas, mas merecem atenção porque podem estar associadas às infecções ou ferimentos”, diz.

Também é importante se certificar da qualidade e procedênci­a dos óculos de sol. “As lentes escuras de qualidade duvidosa podem ser perigosas, pois ao utilizá-las o usuário terá sua pupila dilatada, permitindo que uma quantidade maior de radiação atinja as estruturas internas dos olhos”, alerta Sáfady. A solução é utilizar óculos com lentes polarizada­s, que além de facilmente encontrada­s na maioria das ópticas, diminuem a fotofobia e oferecem 100% de proteção UV. “Esse tipo de lente elimina ainda o ofuscament­o da luz branca e intensa do sol quando refletida em superfície­s horizontai­s como carro, água, vidro ou estrada que chega a ‘cegar’ momentanea­mente”, conclui o médico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil