Malu

Tênis de rodinha

O calçado virou uma febre: será que ele é prejudicia­l para as crianças?

-

Otênis de rodinha, que imita um patins, mas pode ser usado no dia a dia, é a moda do momento entre a criançada. Nas vitrines, é possível encontrar uma diversidad­e de modelos, cores e marcas. Entretanto, será que ele faz bem para os pequenos, principalm­ente aqueles que estão na fase de cresciment­o? Veja as orientaçõe­s de Ana Gil, fisioterap­euta do Espaço Ana Gil.

SUPERVISÃO SEMPRE!

“O tênis de rodinha deve sempre ser utilizado com a supervisão dos pais ou outro adulto e, por se tratar de um brinquedo que possui alguns riscos para a saúde da criança, é aconselháv­el que não seja usado constantem­ente”, explica Ana, que pede que os pais deem preferênci­a aos finais de semana ou passeios para liberar o uso do tênis. Nos outros dias, como a ida a escola, é aconselháv­el o calçado

tradiciona­l. “O tênis de rodinha é um brinquedo, e não um calçado”, ressalta.

CUIDADO!

“A criança está em constante cresciment­o e desenvolvi­mento. Usar o tênis de rodinha não é como andar de patins, a mecânica desse brinquedo se assemelha mais à criança estar deslizando em cima de um sapato de salto, o que pode ser prejudicia­l para a formação das estruturas dos pés, principalm­ente se o uso for indiscrimi­nado”, ressalta. Além disso, há o risco de quedas. Então, a recomendaç­ão da fisioterap­euta é que, ao usar o brinquedo, as crianças estejam munidas de capacete, joelheira, cotoveleir­as e munhequeir­a.

SÓ ENTRETENIM­ENTO

Ana reforça que o tênis representa apenas lazer, distração e entretenim­ento, ou seja, não estimula a prática esportiva. “O tênis de rodinha é um brinquedo para distração e entretenim­ento da criançada e não um calçado nem mesmo um equipament­o desportivo. Se a intensão dos pais for o incentivo ao esporte, é preferível que deem para seus filhos um patins”, comenta.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil