Malu

No poo e low poo

Entenda como funcionam essas técnicas que prometem recuperar a saúde dos fios

-

Se você gosta de cuidar dos cabelos e é antenada nas tendências, já deve ter ouvido falar sobre as técnicas no poo e low poo. Para saber mais como elas funcionam,

Malu conversou com Rivelino Rodrigues, supervisor técnico da Alfaparf Milano Brasil.

O QUE É?

Rodrigues explica que essa tendência visa usar produtos com o mínimo de ingredient­es químicos e com o máximo de ingredient­es naturais. “No poo quer dizer tratamento sem xampu e low poo tratamento com pouco xampu”, explica. Além disso, os produtos não podem conter ingredient­es tensoativo­s de limpeza profunda, como sulfato e petrolatos (óleo, parafina etc), pois abrem as escamas dos fios.

PARA ENTENDER MELHOR

Os sulfatos encontrado­s nos xampus são responsáve­is pela limpeza da sujeira dos fios, porém, eles podem limpar também os óleos naturais e os lipídeos do cabelo. Assim, não se pode usar também produtos derivados de petrolato, pois esses só saem das madeixas com sulfato, que é proibido nessas técnicas.

TODO MUNDO PODE FAZER!

As técnicas são mais interessan­tes para quem tem cabelos crespos ou cacheados, porém, não há contraindi­cação: todo mundo pode aderir. O hairstylis­t apenas enfatiza que é necessário avaliar as condições do fio antes de começar o tratamento: “cada tipo de fio tem uma necessidad­e, os lisos geralmente possuem raízes mais oleosas, necessitam de uma limpeza maior nesta região. Já os crespos e cacheados necessitam de mais hidratação, óleos naturais e nutrição para se manterem sem frizz e com balanço”.

CRONOGRAMA CAPILAR

É um tipo de passo a passo com os cuidados que seu cabelo está precisando. Ele é composto por hidratação, nutrição (umectação) e reconstruç­ão. Você deve analisar o seu fio para saber o que deve fazer. Por exemplo: cabelos ressecados, armados e sem brilho precisam de hidratação; cabelos com frizz e sem movimento precisam de nutrição; e cabelos porosos, finos e quebradiço­s precisam de reconstruç­ão. Existem máscaras capilares específica­s para cada etapa e, geralmente, as liberadas para no e low poo costumam ter o preço mais em conta. Além disso, em sites e grupos especializ­ados no assunto no Facebook, você pode aprender a fazer produtos em casa com ingredient­es naturais. Para quem quer começar, existe um cronograma inicial indicado, conforme a tabela ao lado. É importante que cada procedimen­to seja feito com 48 horas de intervalo entre um e outro. Ao finalizá-lo, depois de um mês, você cria seu próprio cronograma de acordo com a necessidad­e do seu fio no momento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil