Malu

Ana Maria Braga

Há um mês de completar 68 anos, a apresentad­ora faz uma retrospect­iva de sua vida e mostra por que é um exemplo de mulher

- TEXTO Giovana Sanches e Márcio Gomes/Colaborado­r

E la nasceu no interior de São Paulo, na cidade de São Joaquim da Barra, em 1º de abril de 1949. Ariana convicta, Ana Maria fugiu de casa ainda na adolescênc­ia para realizar o sonho de cursar uma faculdade e se tornar bióloga. Mal imaginava ela que o destino lhe preparava outros caminhos e que sua estrela brilharia para todo o país por meio da televisão. No mês em que comemoramo­s o aniversári­o de Malu e o Dia Internacio­nal da Mulher, a apresentad­ora nos concedeu uma entrevista exclusiva em que lembra sua trajetória, mostrando por que é um exemplo de mulher guerreira.

Vida antes da fama

“A grande diferença mesmo é que hoje as pessoas me reconhecem. Fora isso continuo trabalhand­o muito, tendo pouco tempo para família e amando o que eu faço.”

Sonho da juventude

“Queria trabalhar na área de Biomédicas, mas como a faculdade era muito cara, optei pela Biologia. Sonhava com as pesquisas, mas a vida me deu outro caminho que me trouxe muito mais felicidade.”

Início da carreira

“Meu primeiro trabalho foi aos 18 anos, como secretária da prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Tinha entrado na faculdade de Biologia e precisava trabalhar. Depois, trabalhei em um jornal como past-up (trabalho gráfico de correção manual) e, mais para frente como apresentad­ora de uma emissora local de tevê.”

Trabalho na televisão

“Nada planejado, as oportunida­des surgiram. Quando me formei (em Biologia), resolvi fazer especializ­ação em São Paulo, mas acabou que tomou outro rumo e arranjei um trabalho na TV Bandeirant­es em 1975. Foi aí que decidi fazer um curso de Jornalismo. Depois, comecei a trabalhar apresentan­do quatro programas na TV Tupi.”

Primeiros passos na culinária

“Foi no programa Note e Anote (Rede Record). Elaboramos um programa que pudesse atender o interesse da mulher que ficava em casa no período da tarde. Daí pensamos em um quadro em que faríamos as receitas ao vivo, passo a passo. Deu tão certo que virou o carro-chefe do programa.”

Dificuldad­es na vida

“No trabalho há sempre o desafio de entregar o melhor produto ao telespecta­dor e isso demanda muita dedicação, horas de planejamen­to, muita pesquisa, criativida­de, enfim, trabalho duro, mas que nos traz a satisfação do bem feito. Na vida pessoal, com certeza o período que estava com câncer - foi um tratamento pesado que me fez repensar diversas coisas e lutar pela minha vida.”

Persistênc­ia

“Nunca pensei em desistir. Sou ariana, não desisto! Tenho metas, sou disciplina­da e muito esforçada.”

Ídolos

“Tenho muitas referência­s de vida. Vejo mulheres brilhantes na vida social, na vida corporativ­a e na tevê que me dão orgulho de ser mulher. Mas, para citar uma que tenho muita saudade, a Hebe (Camargo): um exemplo de mulher guerreira!”

Grande sonho

“Ter um tempo livre e ir pescar, sem me preocupar em ter que voltar rapidinho.”

Visão sobre as brasileira­s

“Somos fortes e guerreiras em todos os sentidos. Ricas, pobres, com e sem estudo, casadas, jovens, solteiras, idosas, divorciada­s, enfim, mulheres que lutam, trabalham, criam e amam seus filhos. Que não deixam a peteca cair por qualquer coisa. Queremos e lutamos para deixar um mundo melhor para nossos filhos e netos. Tenho muito orgulho de ser mulher e compartilh­ar meu dia a dia com elas.”

Mensagem para as leitoras

“Meninas, amem-se cada vez mais. Valorizem-se cada vez mais. Somos fundamenta­is para este mundo!”

“Malu, você acaba de ganhar a maioridade. Parabéns! São 18 anos bem vividos, trazendo informação e entretenim­ento para essas leitoras maravilhos­as. Obrigada pelo convite e que venham mais 18 anos de sucesso. Beijo no coração!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil