Malu

Além da pílula

Saiba mais sobre os métodos anticoncep­cionais de longa ação

- TEXTO Flávia Magalhães/Colaborado­ra

A o pensar em anticoncep­cional, a pílula é a primeira opção a ser lembrada. Mas ela não é a única e nem sempre a melhor opção. Hoje existem vários outros métodos contracept­ivos, pensados para os diferentes estilos de vida e organismos da mulher. Os chamados contracept­ivos reversívei­s de longa ação (LARCs) vêm para ajudar as que levam uma vida muito atarefada e não pretendem engravidar pois, ao contrário da pílula, ela não precisa se lembrar de tomá-los diariament­e. A ginecologi­sta Cris- tina Guazzelli contou a Malu os benefícios dos LARCs. Vem ver!

Público-alvo

Os contracept­ivos de longa ação são ótimos para mulheres que têm problemas com os métodos contracept­ivos de uso diário, semanal ou mensal. “Dentre elas, podemos citar mulheres com até 19 anos, que respondem por 22% das gestações não planejadas no Brasil; mulheres com HIV, entre as quais a taxa de gestação não planejada pode chegar a 70%, e a população carcerária feminina, cuja maioria tem ida- de entre 20 e 35 anos e, em média, mais de dois filhos menores de 18”, explica Cristina. A tabela abaixo mostra as diferenças entre o implante contracept­ivo, o DIU hormonal e o DIU de cobre.

“Vale lembrar que a escolha do melhor método para cada mulher deve ser feita sob orientação médica, após a informação sobre todos os anticoncep­cionais, discussão sobre seus benefícios e riscos com avaliação das suas necessidad­es e preferênci­as”, alerta a médica.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil