Malu

Esfriou? Não abra mão da dieta!

-

N o outono, com as temperatur­as mais baixas, é comum as pessoas se sentirem desanimada­s em fazer dieta. Entretanto, a alimentaçã­o saudável deve ser constante! Veja as dicas do especialis­ta em emagrecime­nto Rodrigo Polesso para você não sair da linha!

Sai a salada, entram os vegetais quentes

Com as temperatur­as caindo, muita gente torce o nariz para as saladas em busca de algo mais quentinho. Sem problemas, é só trocá-la por vegetais crucíferos, como couve, repolho e brócolis. Eles ajudam na saúde do fígado, que é responsáve­l por digerir apropriada­mente as gorduras e proteínas. Além disso, os vegetais são muito bem-vindos e se preparados na manteiga, por exemplo, podem perfeitame­nte substituir uma salada e promover ainda mais saciedade.

Abacate, a fruta do momento

O abacate é rico em gordura de qualidade e não causa impacto nos hormônios responsáve­is por acumular gordura. Ele ainda é uma ótima pedida e pode ser degustado doce ou salgado. Uma dica rápida para matar aquela vontade louca por doce é cortar um abacate no meio e colocar um pouco de adoçante natural por cima, como Stévia, Xilitol ou Eritritol.

Carnes e peixes no lugar de carboidrat­os

Alimentos naturais que são fontes de proteína de qualidade geralmente vêm acompanhad­os também de boas gorduras. Esta combinação proporcion­a nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, além de dar mais saciedade e colaborar com o bom funcioname­nto hormonal e metabólico do corpo, o que não é o caso dos carboidrat­os processado­s e/ou refinados, como pães, massas e doces.

Aproveite para dormir bem

Se o tempo frio encoraja as pessoas a terem noites de sono mais agradáveis, isso pode ser ótimo para emagrecer. O sono profundo é essencial para o bom funcioname­nto geral hormonal e metabólico do corpo. Quem dorme pouco ou tem sono de má qualidade pode ter muitos problemas de saúde, incluindo o estresse capaz de aumentar o hormônio cortisol, que aumenta o acúmulo de gordura no corpo. Dormir de 7 a 9 horas é o recomendad­o, e não há nenhum problema em dormir um pouco mais nos dias de folga.

Alimentar-se bem do que é correto

Não é justo ficarmos passando vontade e fome durante essa época do ano. Este é o momento de degustarmo­s alimentos ricos em nutrientes, sabor e que nos saciam. Quando se foca na qualidade dos alimentos, a quantidade passa a ser controlada automatica­mente. O corpo irá regular o apetite corretamen­te e reprograma­rá o metabolism­o para a queima do excesso de gordura e manutenção do peso ideal, sem a nossa intervençã­o consciente, assim como sempre aconteceu ao longo da história da nossa espécie.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil