Malu

GRAVIDEZ DEPOIS DOS 40

Com os cuidados certos ela pode ser tranquila

-

Com o aumento das mulheres no mercado de trabalho e a busca pela independên­cia financeira, o projeto de maternidad­e é cada vez mais adiado. A mulher prioriza os estudos, carreira e estabilida­de econômica antes de pensar em ter um bebê. Essa prática é saudável?

Malu mostra para você as vantagens e desvantage­ns da chamada gravidez tardia, aquela que ocorre depois dos 40 anos.

Mulher moderna

Como agora as mulheres trabalham e estudam mais e se casam mais tarde, os planos de ter um filho são adiados. “Além disso, hoje temos um aumento no número de separações e de novas uniões, o que também provoca o adiamento da gravidez. Outro fator são os avanços tecnológic­os dentro da reprodução assistida. A melhora da medicina também contribui para uma gestação em idade avançada, já que as mulheres têm menos medo das complicaçõ­es”, esclarece a obstetra Mariana Bignardi Halla.

Vantagens

Conforme fica mais velha, a mulher amadurece e muda sua visão sobre a maternidad­e. Por isso, “a gravidez aos 40 pode ser mais desejada e curtida, tanto pelo homem como pela mulher, já que ambos provavelme­nte conseguira­m conquistar uma estabilida­de financeira”, cita a médica.

Riscos

A partir de 2015, mais de 30% das mulheres decidiram ser mães entre 30 e 39 anos. Segundo a médica, “a mortalidad­e materna é duas vezes maior quando a mulher engravida após os 35 anos e cinco vezes maior após os 40 anos. Parto prematuro, descolamen­to de placenta, aborto precoce ou tardio e malformaçõ­es genéticas são os principais problemas”. O aborto espontâneo ocorre devido ao aumento de distúrbios e alterações genéticas, já que os óvulos não têm a mesma qualidade. “Esse risco chega a 25% nas mulheres entre 35 e 40 anos e a 51% nas mulheres com mais de 40 anos”, explica Mariana. Mulheres que engravidam depois dos 35 anos aumentam a chance de hospitaliz­ação pela elevação da pressão arterial, uma das maiores causas da mortalidad­e materna. O risco de diabetes também é maior com a idade.

Alternativ­as

Se você está nessa faixa etária e pretende ter um filho, uma solução é o congelamen­to de óvulos. Essa técnica assegura a melhor qualidade deles, pois ainda estão jovens. “Embora esse processo ainda seja caro, congelar os óvulos pode garantir o sonho de uma maternidad­e com saúde, tanto da mãe como do bebê”, comenta a médica.

 ??  ?? Eliana: grávida aos 43 anos
Eliana: grávida aos 43 anos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil