Malu

NÃO FACA VOCE MESMA!

Segredos de reforma do Fantástico para a sua casa

-

V ocê já ouviu aquela frase “o barato pode sair caro”? Com reforma é bem assim! De nada adianta tentar fazer os consertos por conta própria, se no final vai precisar contratar alguém para refazer o trabalho e até acabar gastando mais com isso. A série

Não Faça Você Mesmo, do Fantástico, aborda exatamente esse tema. Rodrigo Santanna, que apresenta o quadro, já passou por uma situação dessas: “uma vez eu inventei de fazer um projeto de iluminação para a casa e coloquei tanta lâmpada que, depois de acender tudo, minha casa parecia um estádio de futebol de tanta luz que tinha. Tive que tirar boa parte e tapar, porque era de gesso”. Para você não cair nessa, Malu conversou com René Conter, engenheiro civil e diretor da Rei da Reforma, que reforça a necessidad­e de planejamen­to e contrataçã­o de pessoas qualificad­as para esses tipo de reforma.

Estrutural

Um exemplo é a utilização da massa de cimento comum. Certos casos podem exigir um tratamento na armadura do concreto armado para garantir a sua funcionali­dade. Tal tratamento pode ser feito com produtos especiais anticorros­ivos, argamassas colantes para o concreto, entre outros. Se negligenci­ado, há um comprometi­mento com a vida útil da estrutura.

Elétrica

Dependendo da reforma, especialme­nte se for uma ampliação da rede elétrica, ou um aumento da carga de um circuito, é necessário o redimensio­namento de toda a fiação do sistema elétrico, bem como a troca por um disjuntor apropriado. A não realização causa o desarmamen­to do disjuntor (conhecido como “cair a chave”). Além do desconfort­o, pode haver uma pane elétrica, queima da fiação e até mesmo incêndio.

Hidráulica

Ao ampliar a rede hidráulica, é necessário rever a tubulação instalada para garantir a pressão de uso na edificação, podendo ser necessária a troca dos tubos principais, ou até mesmo a adaptação do sistema para o uso de uma bomba pressuriza­dora. Se isso não for feito, pode ocorrer queda na pressão de uso, gerando desconfort­o ao usuário, ou até mesmo queima de equipament­os, como a máquina de lavar roupas. Isso porque haverá uma diferença na pressão da água.

Esgoto

Ampliando a rede hidráulica é necessário rever a instalação de esgoto para comportar a nova vazão de uso e, assim, garantir a funcionali­dade do sistema.

Reformas estéticas

Caso bem comum é a aparição de trincas em uma edificação. O que poucos sabem é que, dependendo do caso, pode ser necessário um reforço localizado com malha de ferro para evitar novas trincas e, assim, resolver o problema.

Assentamen­to de piso

Ao realizar a troca, geralmente é necessário fazer a regulariza­ção do piso onde vai se assentar o novo, com material apropriado. Ao utilizar um material de qualidade inferior, assume-se o risco de desnivelam­ento do piso, o que pode causar acidentes.

Telhado

Se trocou o modelo de telha, a inclinação do telhado também é afetada. Em alguns casos, o ideal é fazer uma troca completa.

 ??  ?? Rodrigo Santanna dá bronca em família que fez reforma por conta própria
Rodrigo Santanna dá bronca em família que fez reforma por conta própria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil