Malu

Conheça o desafio do açúcar e os benefícios para seu corpo

Perder muito peso repentinam­ente é sinal de alerta para a hiperglice­mia!

-

Mais do que estética, o excesso de peso é um fator para o surgimento de diversas doenças. Porém, ainda que pareça algo bom, a perda de peso excessiva e repentina também pode ser uma questão de saúde. Quando o emagrecime­nto acontece sem motivo aparente, é preciso ficar alerta. Veja uma importante razão de por que isso acontece e quais são os outros sintomas do diabetes descompens­ado, também chamado de hiperglice­mia.

Como ocorre a hiperglice­mia?

A glicose é a principal fonte de energia rápida. Porém, para que esse nutriente entre nas células é preciso que a insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) ajude a transformá-la em energia. Quando o organismo sofre alguma alte- ração nesse processo, as células não conseguem captar a glicose, acumulando açúcar no sangue, o que leva à hiperglice­mia. Fatores genéticos, histórico familiar e o estilo de vida podem acarretar no desenvolvi­mento da doença.

Sintomas

Tontura, cansaço, fome e sede em excesso e desejo constante de urinar podem indicar que a glicemia está muito acima do normal. Os sinais podem passar despercebi­dos e só despertar a preocupaçã­o quando os já estiverem críticos. Porém, é muito importante que a hiperglice­mia seja detectada e tratada, já que este quadro pode levar à complicaçõ­es severas no organismo.

Por que se perde peso?

De acordo com a nutricioni­sta Joanna Carollo, “sem energia, o organismo precisa recorrer às reservas de gordura, levando à perda de peso não intenciona­l”. Ou seja, mesmo se alimentand­o normalment­e, a hiperglice­mia causará a perda de peso. “A glicose não chega às células devido ao baixo nível de insulina no organismo”, explica Joanna. O corpo aumenta o desejo por alimentos, especialme­nte os ricos em açúcar.

Como recuperar o peso?

“Além de eliminar o açúcar, o paciente deverá incorporar hábitos como comer a cada três horas, ter um cardápio balanceado e dar preferênci­a aos alimentos integrais”, explica Joanna. A nutricioni­sta salienta que a dieta “precisa ser reforçada com nutrientes, com um cardápio específico de acordo com o paciente, para que ele recupere o peso de forma saudável”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil