Malu

Vai ou racha?

Como saber se o amor tem salvação

-

De acordo com a coach de relacionam­ento Cátia Damasceno, “quando uma separação é definida, o amor já acabou há muito tempo”. Se você está em dúvida se a sua relação tem salvação ou já chegou ao fim, responda às cinco perguntas abaixo e reflita.

1 Você pensa em se separar mesmo de “cabeça fria”?

“Existe uma grande diferença entre dizer da boca pra fora que você quer ir embora, na hora da raiva, e pensar seriamente neste assunto no dia seguinte”, conta a especialis­ta. Discussões não são saudáveis, mas nem sempre indicam a separação. “Veja os motivos que levam às discussões e pergunte-se como pode impedir que outras aconteçam”, sugere.

2 Seu relacionam­ento impede suas realizaçõe­s?

Muitas mulheres não encon- tram no marido alguém que apoia seus sonhos. O amor, segundo Cátia, pressupõe o desejo de que a pessoa amada seja feliz da maneira dela, com suas escolhas. “Um casal que conversa sobre os objetivos e chega a um acordo sobre as decisões dificilmen­te vai ter problemas”, reforça.

3 Seu parceiro não divide os mesmos valores que você?

A coach explica que é importante que um casal tenha os mesmos valores. “É preocupant­e quando a mulher prefere uma vida tranquila e o homem sacrifica qualquer momento para trabalhar”, exemplific­a. Cátia ainda destaca que existem casais que nunca concordam com o que fazer com o dinheiro. “Antes de tomar qualquer decisão, é preciso conversar sobre este assunto”, aconselha.

4 Não há conversas francas entre o casal?

A falta de diálogos honestos e livres são uma das questões mais importante­s a se considerar quando se pensa em divórcio. Não basta conversar sobre as contas e os planos para as férias, mas sobre sentimento­s. “Se você não consegue ser sincera com seu marido, ou não se sente à vontade para falar sobre coisas mais profundas, seu relacionam­ento com certeza vai enfraquece­r bastante”, adverte.

5 Você não sente mais desejo sexual?

“Não é preciso fazer sexo todos os dias, mas se a frequência não deixa os dois satisfeito­s, temos um problema”, destaca. A especialis­ta ainda alerta sobre a falta de desejo um pelo outro: vale a pena tentar trazer novidades para apimentar a vida sexual.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil