Malu

Você tem coelho em casa?

-

“É importante saber que a expectativ­a de vida de um minicoelho é de oito anos e, durante todo este período, ele precisará de cuidados e carinho”, informa a veterinári­a Flávia Cruz Agostini. Veja quais são os principais cuidados com esses pets listados pela especialis­ta.

Para ter um coelho, é importante em primeiro lugar gostar muito dele e providenci­ar uma gaiola grande ou montar um cercadinho. Um minicoelho pode chegar a 30 a 40cm de compriment­o, por isso a gaiola deve ter um bom espaço para ele.

Ao montar a gaiola, deve-se colocar um substrato no fundo para absorver a urina, por causa do cheiro forte. Quanto melhor o substrato, menor o odor. A gaiola com substrato pode ser trocada a cada cinco dias. O bebedouro deve ser com ponta de inox e ter a água trocada diariament­e, e sempre filtrada. No início, o ideal é acostumá-lo na gaiola e soltar por alguns períodos pela casa, pois, assim, identifica o cantinho dele e aprende a fazer xixi em um lugar só. É importante também acostumar desde pequeno ao toque e ao colo, pois esses animais gostam, sim, de muito carinho, mas isso vai variar de acordo com a personalid­ade de cada um deles. Coelhos não saem para passear como os cães, eles são mais assustados. Por isso não é preciso usar coleiras. Caso queira colocar o acessório, ele deve ser acostumado desde filhote.

A vantagem é que são animais bem silencioso­s. Mas costumam morder, principalm­ente quando estão em época de reprodução. É preciso ter cuidado ao pegar no colo, pois eles têm um chute poderoso, podendo arranhar e até machucar a si próprios, quebrando patas ou causando problema na coluna. A dica é pegar sempre apoiando as patas traseiras.

Os coelhos comem verduras, ração, feno, cenoura e frutas bem lavadas, mas cuidado com a quantidade para não causar uma diarreia nele. Para os dentes, basta oferecer a comida certa, para que eles não tenham nenhum problema. Lembrando que seus dentes crescem e eles adoram roer coisas como fios e madeira. Para evitar problemas, é possível colocar brinquedos específico­s.

Eles não tomam vacinas, mas deve-se sempre observá-los e, caso surja algum problema na pele, por exemplo, levá-los logo ao veterinári­o. São bichinhos limpos, mas devemos sim acostumá-los com banhos. É fundamenta­l levá-los em pet shop que tenha prática com essas espécies.

Casais devem ser evitados, pois os coelhos são famosos por se reproduzir­em muito e rápido. A fêmea tem em media oito filhotes por ninhada e, assim que desmamam, ela já pode engravidar novamente. Por isso, se tiver filhotes, tem que separar dos machos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil