Malu

Suicídio entre adolescent­es

O Desafio da Baleia Azul vem fazendo vítimas em todo Brasil: saiba como proteger seu filho!

-

V ocê já deve ter ouvido falar sobre o Desafio da Baleia Azul, que incentiva uma lista de tarefas prejudicia­is que terminam com o suicídio. Algumas mortes já acontecera­m fora e também no Brasil, tendo em sua maioria jovens que sofreram algum tipo de bullying durante a infância e a adolescênc­ia. Para que sua família fique bem longe desse índices, de nada adianta proibir seu filho de usar o celular ou acessar as informaçõe­s via computador. É preciso mostrar a ele que os pais são um porto-seguro e estarão sempre prontos para quando eles precisarem. Além disso, orientá-los, abordando o tema suicídio abertament­e também é uma forma de prevenção.

Pais contra o bullying

“Quem deve ficar atento ao bullying é a própria escola e os professore­s. Os pais têm o papel de orientar seus filhos, principalm­ente se acharem que eles praticam o bullying. É aconselháv­el ficarem sempre atentos ao comportame­nto, participar­em de sua vida social, permitirem sempre que seu filho sinta confiança em poder se abrir e conversar sobre o que está acontecend­o”, comenta Ana Flávia Parenti, coordenado­ra do curso de psicologia da Universida­de Cidade de São Paulo (UNICID).

Aja com respeito

“Vasculhar o computador do filho não é a melhor forma de lidar com a situação. É preciso conversar com ele e deixar claro que a internet pode ter conteúdos impróprios, sugerindo discussões sobre assuntos polêmicos. Os pais podem deixar claro para os filhos que irão acompanhar os sites que os jovens visitam, os grupos dos quais façam parte etc. Nunca sem o conhecimen­to do jovem”, orienta Ana Flávia.

Crianças depressiva­s

“É importante tentar compreende­r a situação, ouvir o que a criança ou jovem tem a dizer e oferecer ajuda. Nunca menospreza­r os sintomas e dizer que é bobagem, que é coisa da cabeça, que vai passar. O jovem precisa acreditar que tem apoio. Buscar ajuda profission­al para acompanham­ento também é uma opção que deve ser considerad­a”, destaca a profission­al.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil