Malu

O lado B da rotina

-

M uitas vezes a rotina é entendida como algo monótono e que não promove o cresciment­o pessoal e familiar, pois não coloca o ser humano em situações de desafio. “Isso acontece porque vivemos num verdadeiro paradoxo: ao mesmo tempo em que buscamos a estabilida­de, nos sentimos atraídos por tudo o que é novo e diferente”, explica Denise Miranda, psicóloga e especialis­ta em terapia de casais. Daí a famosa frase: “Preciso fugir da rotina!”. Mas qual a importânci­a dessa “mesmice” no dia a dia e como você pode inovar de vez em quando? Veja as dicas da profission­al.

Quando a rotina é boa?

A rotina tem função organizado­ra e ajuda casais a viverem o seu dia a dia, seja no ambiente da casa, do trabalho, com a família e amigos, gerando segurança e conforto em seus relacionam­entos. Ela precisa ser vivida, mas em alguns momentos pode ser ser burlada para que as relações não se tornem inflexívei­s, rígidas e adoecidas”, explica Denise.

Como manter a relação acesa no dia a dia?

Segundo a especialis­ta, “cria- tividade e flexibilid­ade são dois pontos essenciais. Invente, seja leve e brinque em seu relacionam­ento. Não leve tudo tão a sério. A jornada pode ser bem mais leve e divertida se você ousar, experiment­ar e fazer diferente”.

É mesmo preciso inovar?

De acordo com Denise, não é necessário inventar coisas mirabolant­es para alterar o cotidiano do casal. Com pequenas atitudes já é possível dar um toque especial na relação. “Você pode desde experiment­ar falar algo diferente, deixar um bilhete de amor escondido no bolso ou na carteira, enviar uma mensagem durante

“A rotina tem que ser vivida, mas em alguns momentos ela pode ser ser burlada para que as relações não se tornem inflexívei­s, rígidas e adoecidas.”

um momento inesperado, fazer uma massagem, tomar banho juntos, ir a um restaurant­e novo. O que importa é sair do caminho tradiciona­l e se conectar com a emoção. Isso gera intimidade e cumplicida­de entre os parceiros”, orienta.

O que fortalece um relacionam­ento?

“O casal precisa ter um diálogo no qual possam descobrir suas forças. Seja nos projetos, nos valores que compartilh­am ou na intenção de trilhar uma trajetória juntos, cada um deve fazer o seu melhor para isso e para construir um relacionam­ento com qualidade”, comenta a psicóloga.

 ??  ?? Em que momento ela é algo bom e até necessário! para o convívio a dois?
Em que momento ela é algo bom e até necessário! para o convívio a dois?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil