Malu

A traição ensina?

Sim! É possível aprender muito e crescer ao lidar com esse problema

- TEXTO Flávia Magalhães/Colaborado­ra

Poucas coisas podem ser tão dolorosas em um relacionam­ento como a traição. Descoberta ou revelada, ela sempre traz pensamento­s como: “ele não presta”, “ele não me ama mais”, “eu não sou boa o suficiente”, “onde foi que eu errei?”. Porém, apesar de fazer sofrer, a traição pode render muitos aprendizad­os sobre a vida - principalm­ente a dois. O psicólogo Alexandre Bez ensina a lidar com o problema e mostra quais lições podemos tirar dessa situação.

Por que traímos?

“Vários motivos podem levar à traição: problemas emocionais ou psicológic­os, carência, sadismo, imaturidad­e ou até a falta de caráter. Porém, independen­te do motivo, há sempre o elemento da psicopatol­ogia embutida. Ou seja, o traidor tem um comportame­nto anormal, que deve ser investigad­o”, explica Bez. Em resumo, não é natural trair: sempre há uma razão.

O que fazer quando a traição é descoberta?

O psicólogo orienta: “Já que a traição sempre acontece por algum motivo, é preciso investigar o porquê disso ter acontecido, pois só a partir daí é que você consegue tomar uma atitude e decidir se você deve ou não perdoar e seguir em frente”. O resultado pode ser uma relação mais madura ou o fim, em que cada um segue seu caminho com maior conhecimen­to do que esperar de uma relação.

Como superar?

De acordo com Bez, terapia e aprimorame­nto pessoal são boas alternativ­as. “Meditação e elevação da autoestima também podem ajudar bastante”, salienta. Isso pode ajudar você a se conhecer melhor e manter a tranquilid­ade.

Aprendizad­o

A traição pode servir para mostrar que nada é definitivo e eterno. Pessoas mudam, ideias mudam. Além disso, “a dor ajuda a criar mais responsabi­lidade e saber como proceder numa relação, evitando desgastes, além de exercitar a capacidade de perdoar dos erros e corrigi-los”. Outro ponto é o fortalecim­ento do diálogo entre o casal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil