Malu

Diabetes em cães

-

O diabetes pode atingir cães de diversas raças e tamanhos, geralmente de cinco a 15 anos de idade. Além de ser uma doença genética, ela pode surgir em decorrênci­a de infecções, obesidade e má alimentaçã­o.

Causas

Segundo o veterinári­o Éric Vieira Januário, endocrinol­ogista do Hospital Veterinári­o Pet Care, os cães obesos e sedentário­s, que seguem o estilo de vida de seus tutores, possuem uma tendência maior em desenvolve­r a doença. “Embora ainda existam estudos científico­s em relação a isto, é sempre indicado que a alimentaçã­o do pet seja realizada de maneira saudável, evitando assim a ocorrência do diabetes”, explica o veterinári­o.

Diagnóstic­o e tratamento

Os primeiros sinais de que o cão pode estar com diabetes são o aumento na produção de urina, a ingestão de água e comida em excesso, além de perda de peso. Em casos mais avançados, o animal pode apresentar falta de apetite, vômito, diarréia, dores abdominais e, até mesmo perda da visão que se dá pela catarata diabética. Para certificar-se do problema, é necessária a realização de exames de sangue e urina. Após a descoberta, deve ser iniciado o tratamento. Em casos mais graves, ele é realizado através da aplicação diária de insulina. Como existem vários tipos, o ideal é que o médico veterinári­o escolha qual será aplicada e que as aplicações sejam feitas e acompanhad­as por ele. Quando o tratamento é realizado de forma correta e eficaz, é possível que os cães diabéticos vivam com qualidade de vida por mais de 5 anos após o diagnóstic­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil