Malu

Casamento pós-filhos

Como manter a harmonia a dois após a chegada do bebê?

- Consultori­a: Cátia Damasceno, especialis­ta em relacionam­entos do movimento Mulheres Bem Resolvidas

C om a chegada das crianças, a relação entre o casal pode esfriar. A nova rotina, a atenção total ao bebê, o período pós-parto e a possível baixa autoestima podem influencia­r muito na vida conjugal. Cátia Damasceno, especialis­ta em relacionam­entos, dá dicas de como evitar que a relação se desgaste.

Fase de adaptação

Segundo Cátia, o homem “precisa passar por um processo que o faça entender qual seu papel na nova realidade da família, já que eles podem sentir ciúme do bebê, que se torna o novo centro das atenções da esposa”. Além disso, a mulher também deve compreende­r que novas mudanças irão acontecer, e a falta de adapta- ção pode fazer com que o casal se afaste: “A baixa autoestima, os medos da maternidad­e e outros fatores podem prejudicar a relação com o parceiro”.

Um não exclui o outro

A especialis­ta ressalta: “Não podemos esquecer que, mesmo após a chegada dos filhos, marido e mulher ainda são um casal. Ter isso em mente é importante para que eles encontrem formas de retomar a intimidade”. Cátia aconselha a reservar um tempo na semana para passeios a sós, a estimular o diálogo sobre assuntos que vão além da criação dos filhos, e a buscar o romance em diversas situações do cotidiano.

Ajuda da família

O casal precisa ter o apoio dos familiares para conseguir manter a harmonia entre si. “Poder contar com um parente para deixar a criança na casa de um deles para poder sair de vez em quando ou para reunir os amigos ajuda muito”, aconselha. Converse com alguém de sua confiança e peça ajuda. Mas lembre-se também de agradecer e retribuir o favor!

“Não podemos esquecer que, mesmo após a chegada dos filhos, marido e mulher ainda são um casal”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil