Malu

Cabelo crespo é cabelo bom

-

A hairstylis­t Catia Santos, mais conhecida como Titta, percebeu que muitas clientes queriam cuidar dos cabelos crespos em casa, porém, como achavam que iriam gastar muito dinheiro para isso, optavam pelo alisamento. Disposta a mudar esse conceito, ela criou o projeto Cabelo Crespo é Cabelo

Bom, que ensina em palestras como as cacheadas podem valorizar seus fios usando produtos acessíveis e naturais.

Inspiração

“As adolescent­es que conheci durante o curso de cabeleirei­ro me inspiraram muito. Ver a cara de satisfação dessas meninas quando eu finalizava o cabelo era demais! Mas, ainda assim, não sabia se as pessoas curtiriam algo voltado somente para cabelos crespos. Aí, ano passado, uma amiga trouxe para Bauru (SP) o ‘projeto negras do Brasil’, da Daniele da Mata, em que ela ensina maquiagem exclusivam­ente para peles negras. Saí da palestra supermotiv­ada e com milhões de ideias para o meu projeto.”

Cabelo lindo e sem química

“Livrar-se das químicas que agridem o cabelo, aceitar sua identidade, se reconhecer como crespa e se libertar é muito importante. É muito ruim desejar que o cabelo não cresça rápido para ter um melhor resultado com a química. É péssimo deixar de entrar numa piscina, mar ou cachoeira porque seu cabelo vai ficar feio depois e ficar de mal com a vida quando está chovendo porque vai arruinar o visual. Entender o cabelo crespo e amá-lo é sinal de liberdade!”

Experiênci­a pessoal

“Hoje eu amo meus fios. Depois que conheci meu cabelo natural, nunca mais fiquei brava com ele. Como qualquer outro tipo de cabelo, tem dia que ele não fica do jeito que eu quero, mas aí uso meus ‘panos’ (faixas e lenços) e tudo se resolve.”

Dicas para crespas

“Reconhecer o cabelo crespo como bom e versátil. As pessoas, no geral, ainda acham que cabelo crespo é ruim, e não é. Se cuidado da maneira certa, o cabelo pode ser bem macio e maleável. Sugiro que as crespas e cacheadas abandonem os xampus com sulfato, pois deixam o cabelo muito ressecado. Utilizar os produtos certos é muito importante para ter um resultado bacana. E também percebo que as crespas não tem o hábito de mexer no cabelo e vivem com ele amarrado. A maioria esconde o cabelo o dia todo. Não precisa! E outra: a gente só gosta do que a gente conhece, não é mesmo? A melhor coisa é tirar um tempinho em frente ao espelho e conhecer a textura do fio e encontrar a melhor forma de

 ??  ??
 ??  ?? Titta ministra palestras sobre como amar e cuidar dos cabelos crespos
Titta ministra palestras sobre como amar e cuidar dos cabelos crespos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil