Malu

Giullia Buscacio

A atriz comenta os aprendizad­os com a cultura indígena para viver Jacira em Novo Mundo

-

Preparação para viver Jacira

“Fomos a uma aldeia em Marabá, no Pará, ficamos três dias, e foi importante ver o que os índios comem, o que fazem, tivemos contato com as crianças, com o cacique. Existe uma união e uma confiança muito grande entre eles. Voltei da viagem toda pintada, e parecia tatuagem de tão forte que a tinta é. Hoje em dia, muita coisa mudou. Eles também evoluíram, usam a tecnologia. Um índio de lá me disse que nós não usamos as mesmas roupas que Dom Pedro usava, então eles também não precisam andar para sempre de tanga, porque não invalida a origem e a cultura deles. Eles não estão parados no tempo.”

Preparo físico

“Quando eu lia as cenas escritas: ‘Jacira sobe em árvore’, ‘Jacira pula’, pensei: ‘e agora?’, aí entrei no Crossfit ® , que me ajudou muito. Infelizmen­te, eu parei porque o tempo é curto com as gravações da novela, mas foi muito importante. Agora eu já pulo, já subo em árvore e a direção fica feliz por não precisar de dublê para fazer por mim.”

Nudez e exposição

“Foi um susto (sobre a exposição do corpo), mas eu sabia que, como ela era uma índia e seria uma novela de época, poderia acontecer. Tentei não pensar nisso para não me atrapalhar. Como eu já sou magrinha, não encanei com o corpo.”

Romance de Jacira e Piatã

“As pessoas estão adorando o romance! Elas vêm falar comigo dizendo que estavam ansiosos por esse encontro, porque ambos esta- vam buscando um lugar diferente daqueles que pertenciam e eles se complement­aram.”

Parceria com Rodrigo Simas

“O Rodrigo tem sido incrível. Ele é generoso, um menino do bem, e temos uma energia parecida. Está sendo prazeroso viver esse casal, porque temos um relacionam­ento bom fora da TV e isso reflete dentro de cena. Eu acabei substituin­do a cunhada dele, que vim a conhecer depois.”

Cultura indígena

“Eu acho que o que a gente aprende na escola é muito pouco pelo que eles são. Saí de lá querendo conhecer mais, porque é uma cultura tão rica, de tantos ensinament­os, que eu tive a sensação de que eu sabia muito pouco.”

Postura de Jacira

“As mulheres vêm falar comigo que a Jacira já era feminista desde aquela época, porque ela questiona as regras dos homens poderem lutar e fazerem coisas que ela não pode. Ela faz isso sem ter ideia de que ela está sendo revolucion­ária e quando o Piatã chega e diz que ela pode fazer essas coisas e mesmo assim estar com ele, ela se sente (risos).”

Feminismo

“Me considero feminista. Feminista é quem acredita na igualdade de gênero e eu acredito.”

Convite para substituir Yanna Lavigne

“Foi muito rápido o convite para participar da trama. Quando percebi, eu já estava na preparação, mas isso me ajudou. Eu acredito que se a Yanna Lavigne ficou grávida, era o momento dela de curtir essa gravidez, e era o meu momento de estar ali naquela aldeia, vivendo esse universo indígena que me conquistou.”

Saí de lá querendo conhecer mais, porque é uma cultura tão rica, de tantos ensinament­os, que eu tive a sensação de que eu sabia muito pouco

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil