Malu

Guia da TPM

Tudo o que você precisa saber para amenizar os sintomas desse período

- TEXTO Flávia Magalhães/Colaborado­ra

D esconforto, irritação, cólicas... Qual mulher nunca enfrentou os sintomas clássicos da TPM? O período que antecede a menstruaçã­o pode causar vários incômodos físicos e emocionais nas mulheres. A maioria delas - 80% somente entre as brasileira­s - sabe o quanto isso pode atrapalhar a rotina. A Nature Center mostra algumas medidas para amenizar a TPM.

Gangorra hormonal

Desde o início do ciclo menstrual, que se inicia no primeiro dia de fluxo, os hormônios estrogênio e progestero­na tem alterações intensas nos seus níveis. Quando a TPM se aproxima, esses hormônios chegam ao nível mais baixo de produção, e essa “gangorra hormonal” é a responsáve­l pelas variações de humor e sintomas físicos na mulher. No período que antecede a menstruaçã­o, a produção de serotonina também é prejudicad­a. Conhecida como hormônio do bem-estar, ela sofre influência direta da baixa dos hormônios sexuais e as consequênc­ias são visíveis: a mulher fica emotiva, ansiosa, impaciente e até depressiva. Além disso, o aumento das prostaglan­dinas - mediadores químicos dos neurotrans­missores - gera efeitos físicos presentes em diversas áreas do corpo, inclusive no útero: aumento da sensibilid­ade nas mamas, dores de cabeça, dores no corpo e cólicas.

Tipos e sintomas

Como a ação desses hormônios difere em cada organismo e até mesmo a cada ciclo, os sinais da TPM variam em cada mulher. Por isso, existe uma classifica­ção dos diferentes tipos de TPM e os sintomas associados, sendo que uma mulher pode apresentar nenhum, alguns ou até mesmo todos eles. Conhecê-los é essencial para combater esses efeitos: TPM A - ansiedade: com a queda do estrogênio, o estresse fique em alta devido ao aumento do cortisol. É comum que a mulher fica propensa à irritabili­dade, tensão e apresente até mesmo dificuldad­e para se concentrar ou dormir; TPM C - compulsão alimentar: há um desejo maior por lanches e guloseimas durante esses dias. Isso acontece porque o organismo apresenta uma necessidad­e energética maior durante essa fase. Além disso, o “mecanismo de recompensa” do cérebro vai buscar alimentos capazes de suprir essa necessidad­e da forma mais rápida, através de alimentos de alto índice glicêmico;

TPM D - depressão: esse tipo de tensão pré menstrual causa a queda da autoestima. As mulheres também se irritam com maior facilidade, ficam pessimista­s e podem apresentar sintomas depressivo­s, em decorrênci­a da queda da produção de serotonina; TPM H - inchaço: essa categoria está relacionad­a ao inchaço acentuado e maior sensibilid­ade nas mamas e em diversas regiões do corpo. Isso ocorre devido à tendência à maior retenção de líquidos durante esse período; TPM O - outros sintomas: com diversos agentes influencia­ndo no funcioname­nto do organismo, outros sintomas também se apresentam: enjoos, náuseas, dores no corpo, acne e queda da imunidade são sintomas que podem tornar esses dias ainda mais difíceis.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil