Malu

Conheça seu corpo

-

Geralmente, a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos. Mas, para algumas mulheres, ela pode chegar bem antes. Quando isso acontece, pode ser insuficiên­cia ovariana prematura (IOP), conhecida como menopausa precoce. De acordo com o ginecologi­sta Renato de Oliveira, “os ovários param de produzir hormônios e não há liberação de gametas femininos, causando infertilid­ade. Alguns sintomas são: parada ou diminuição na frequência menstrual ou ciclos menstruais mais curtos, ondas de calor no corpo, sudorese noturna, insônia, alterações de humor, secura vaginal, perda da libido e dor no ato sexual”.

As causas podem ser gené- ticas, hormonais, autoimunes, cirúrgicas, exposição por longos períodos à irradiação, a grandes variações de temperatur­a ou a algumas substância­s tóxicas. “Radioterap­ia e quimiotera­pia também podem levar ao problema”, complement­a Oliveira.

Na maioria dos casos, o tratamento da IOP é feito com reposição hormonal. Porém, nem todas as mulheres podem fazer este tratamento. “Aquelas com histórico de câncer de mama, câncer de útero ou sangrament­o vaginal sem diagnóstic­o durante o climatério necessitam de outras formas de tratamento. É essencial consultar um especialis­ta”, ressalta o ginecologi­sta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil