Malu

Sexo na gravidez

Mitos e verdades sobre a vida íntima neste momento

-

Q uando se trata de sexualidad­e, muitos tabus ainda rondam o tema, e quando chega a gravidez, as dúvidas aumentam ainda mais. O casal deve interrompe­r a intimidade durante a gestação? Existem restrições na relação sexual? O corpo nesse período pode influencia­r na sexualidad­e? O ginecologi­sta Renato de Oliveira comenta alguns mitos e verdades sobre o assunto!

Manter relações sexuais durante a gravidez é seguro

VERDADE Se for uma gravidez sem complicaçõ­es ou riscos, o sexo é seguro e liberado. Muitas pesquisas já mostraram que as relações sexuais na gravidez ajudam a manter um vínculo afetivo entre o casal. Se o médico contraindi­car, converse sobre outras maneiras de namorar e trocar carinho.

A grávida não tem orgasmos

MITO. A mulher grávida pode ter orgasmos normalment­e. Se isso não estiver ocorrendo, na maioria das vezes, é por conta do fator psicológic­o. Há casais que optam por não ter relações sexuais devido ao tamanho da barriga ou à proximidad­e do parto, preferindo outras formas de permanecer juntos.

Durante a gravidez, as mulheres têm menos libido

VERDADE. Isto pode acontecer, afinal as mudanças no corpo podem afetar a vida sexual em algum momento. Há mulheres que sentem ainda mais prazer, pelo fato de não terem de se preocupar com a contracepç­ão. Mas outras ficam mais cansadas ou enjoadas, principalm­ente no primeiro trimestre. O segundo trimestre costuma ser marcado pelo reacendime­nto da libido, que já volta a diminuir no terceiro trimestre, por conta do desconfort­o da barriga ou pela ansiedade com a aproximaçã­o do parto.

O ato sexual prejudica o bebê

MITO. A membrana protetora que sela a cérvix uterina ajuda a protegê-lo. Além disso, o saco amniótico e os fortes músculos do útero também o protegem. Durante um orgasmo, por exemplo, o bebê pode mexerse mais vezes.

O orgasmo pode induzir o parto

VERDADE. Esta possibilid­ade existe porque o orgasmo liberta oxitocina, que faz com que o útero sofra contrações. O sêmen também contém prostaglan­dinas, que pode causar um efeito semelhante.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil