Malu

10 coisas para parar de pagar

Aprenda a cortar gastos com itens desnecessá­rios e veja seu dinheiro render!

- TEXTO Flávia Magalhães/Colaborado­ra

O impulso por gastar, além da falta de controle com o dinheiro, pode gerar problemas financeiro­s muito grandes, que se agravam se não souber a hora certa de parar. Quando não há controle dos gastos pessoais, não tem como descobrir onde e como o orçamento é gasto. É assim que pessoas com excelentes salários acabam no cheque especial todo mês. Se numa empresa é preciso reduzir custos para aumentar o lucro, em casa não é diferente.

Malu ensina você a se livrar de itens que levam seu dinheiro embora:

1 Estacionam­ento

Ao ir de carro a algum lugar, o mais natural é utilizar um estacionam­ento pago. Por mais que seja inevitável, na maioria das vezes é possível encontrar opções mais baratas ou até de graça: basta parar um pouquinho mais longe! Essa economia, que parece pouca, pode fazer grande diferença no orçamento.

2 Celular

Quem tem um celular pós-pago sabe: se não ficar de olho, a conta pode aparecer com um valor altíssimo no fim do mês! Controle os minutos de ligação e o tempo que passa utilizando os dados móveis para evitar surpresas. Agora, se você precisa de cortes drásticos, vale mudar para um plano pré-pago, assim você sabe exatamente quanto está sendo gasto com a operadora.

3 TV a cabo

Com o surgimento da Netflix, Amazon Prime e outros serviços on-demand, A TV a cabo está com os dias contados. O custo é muito mais elevado e o serviço nem sempre é bom. Além disso, a maior parte dos canais possuem sites ou aplicativo­s em que o assinante pode assistir o conteúdo a qualquer hora.

4 Água

Levar uma garrafinha de água a lugares como shoppings e parques evita que você tenha que comprar água. A maioria dos espaços públicos oferecem bebedouros, ótimos para abastecer sua garrafa.

5 Lanches

A mesma dica da garrafa se aplica aos lanches. Procure levar frutas e oleaginosa­s para que você não precise pagar para comer fora. Essa medida, além de ajudar a economizar, faz com que você se alimente melhor!

6 Cinema

Diversos bancos oferecem parcerias com os cinemas, que permitem que seus clientes paguem meia entrada ao utilizar o cartão. Outra dica é ir ao cinema durante a semana, quando os preços costumam ser mais baixos.

7 Passagens aéreas

O preço de uma passagem aérea pode dobrar dependendo do dia e horário em que você pesquisa. Comece a olhar a passagem com antecedênc­ia e em dias e horários diferentes, assim fica mais fácil de encontrar um preço reduzido.

8 Música

Evite comprar CDs e opte por ouvir músicas de forma gratuita, como no YouTube. Se você ouve muitos estilos diferentes e nem sempre pode contar com a internet, plataforma­s como o Spotify são ótimas aliadas: são milhares de músicas e artistas dis- poníveis, e é possível criar listas para ouvir em qualquer lugar por um preço amigo.

9 Mensagens

As mensagens de texto comuns estão sendo abandonada­s. Aplicativo­s como o Whatsapp e Telegram permitem a troca de mensagens sem ter que pagar nada.

10 Livros

Os livros digitais podem ser lidos em qualquer smatphone ou tablet e baixados da internet de graça ou por um pequeno valor. Há, também, serviços de assinatura­s que permitem que o cliente leia quantos livros desejar por mês por um preço bem menor do que os livros físicos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil