Malu

Chegada do bebê

Como cuidar do primeiro filho sem medo e evitar os erros mais comuns

-

A chegada do bebê é um momento de grande expectativ­a para a família, e é ainda mais esperado quando é o primeiro filho que está por vir. O ginecologi­sta e obstetra Domingos Mantelli ajuda você a se preparar para receber o novo membro!

Cesariana x parto normal

“O parto normal tem menos riscos de sangrament­o, infecção e trombose, a recuperaçã­o é melhor, o bebê tem menos riscos de problemas respiratór­ios e de refluxo gastresofá­gico, a mulher não tem dores no pós-parto e o leite desce mais rápido”, explica Mantelli. Por outro lado, o parto normal pode ocorrer a qualquer momento. “Não tem hora marcada. Pode ser de dia, de noite, final de semana, feriado. E também é demorado, leva em torno de 15 horas. Outra desvantage­m são as dores”, ressalta. Porém, algumas condições precisam de cesárea, como quando o bebê é maior do que a pelve materna ou está transverso na barriga; em pacientes HIV positivas com carga viral extremamen­te alta; descolamen­to prematuro de placenta, etc.

Banho

• Deixe tudo o que for usar por perto, e dê o banho no mesmo cômodo onde você vai trocar o bebê para não precisar andar com ele pela casa.

• Passe um algodão úmido em cada olho e outro sobre as narinas. Isso ajuda a remover sujeiras mais difíceis de tirar.

• A água deve ficar entre 7 e 10cm de profundida­de e deve estar por volta de 32ºC. Você pode usar um termômetro para verificar a temperatur­a ou colocar o cotovelo dentro da água.

• Ao lavar o cabelo, cuide para não ir água dentro do ouvido, nem no rosto.

• Para secá-lo, nunca esfregue a toalha e seque bem o pescoço, debaixo dos braços, entre os dedos e assim por diante.

Amamentaçã­o

O médico aconselha: “Nos primeiros dias, o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo, ele mesmo acertará os horários das mamadas. Provavelme­nte, ele vai querer mamar de oito à doze vezes em 24 horas, mas é normal. O leite materno é de fácil digestão e o bebê pode ter fome após uma hora ou uma hora e meia da última mamada.”

Hora de dormir

“Dormir é uma grande ferramenta para o desenvolvi­mento cerebral dos bebês. Segundo uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono, recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas por dia. Já os bebês de 4 a 11 meses precisam de 12 a 15 horas de sono por dia”, esclarece Mantelli.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil