Malu

Ele não quer transar!

-

O maridão está sem fôlego na cama? Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga, terapeuta de casais e cofundador­a do Instituto do Casal, esclarece por que isso pode estar acontecend­o!

Estresse e cansaço

Um estudo publicado pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, em 2013, revelou que os principais motivos que geram diminuição do desejo sexual nos homens são o cansaço e o estresse e isso afeta, principalm­ente, aqueles entre 30 e 39 anos.

Doenças crônicas

“O diabetes e a pressão alta afetam diretament­e o desejo sexual, pois levam à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue circula com mais dificuldad­e. Consequent­emente, afeta a ereção, já que para o pênis ficar ereto é necessária uma boa circulação sanguínea”, explica.

Obesidade

Estar acima do peso impacta na autoimagem e pode, em alguns casos, devido ao excesso de pele e à gordura localizada, dar a impressão de que o pênis está escondido ou mais retraído. Com isso, o homem pode “fugir” do sexo por se sentir constrangi­do.

Queda nos níveis da testostero­na

A partir dos 40 anos, os homens podem apresentar queda dos níveis da testostero­na, hormônio ligado ao desejo sexual.

Rotina

A rotina no relacionam­ento pode esfriar as coisas na cama, tanto para o homem quanto para a mulher. “Relacionam­entos mais maduros, de muitos anos, tendem a deixar o sexo morno. É preciso investir no sexo para deixá-lo atraente. Um lugar novo, uma posição diferente, um brinquedo erótico, uma lingerie... Tudo é válido”, recomenda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil