Malu

Quando o corrimento é normal?

-

O corrimento vaginal fisiológic­o é natural, saudável e costuma ser branco/ transparen­te, de odor fraco e se altera em sua quantidade e concentraç­ão nos períodos ovulatório, excitatóri­o, orgástico e em periódos pré- menstruais.

Entretanto, fique de olho nas seguintes mudanças: se a cor, o odor, a densidade e a intensidad­e se apresentar­em de forma diferente, tal como um cheiro mais forte, fétido ou de cor esverdeada, acinzentad­a, escura acompanhad­o de coceira, vermelhidã­o local, bolhas, lacerações, secreção espumosa, incômodo no momento do sexo, dor no momento da micção, dores pélvicas, dorsais ou incômodos abdominais.

Lembrando que o uso de alguns medicament­os antibiótic­os e contracept­ivos podem causar alterações dessas secreções, além dos fungos, bactérias presentes em nosso próprio organismo, até aqueles concentrad­os na região anal e, por higiene precária, podem ser levadas do anus à vagina.

Doenças como gonorreia, clamídia tricomonía­se, vaginose bacteriana e candidíase também apresentam corrimento como sintoma.

Se perceber algum sinal diferente, anote o que sente, interrompa a atividade sexual momentanea­mente, busque o médico relate o fato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil