Malu

CÂNCER HORMONAL

-

Alguns casos de câncer de mama podem ser causados pelos hormônios femininos estrógeno e progestero­na e, quando acontecem, esses tumores são chamados de hormônio-responsivo­s. José Carlos Torres, mastologis­ta e ginecologi­sta oncológico do Hospital Albert Einstein, esclarece o assunto.

Os hormônios são os únicos fatores para o surgimento do câncer?

“Não. A maioria dos casos de câncer de mama são hormônio-responsivo­s. Entretanto, o câncer é uma doença multifator­ial e, por isso, depende de diversos fatores.”

Algumas mulheres correm maior risco de desenvolve­r a doença?

“Sim. Mulheres com histórico de parentes em primeiro grau e/ou parentes próximos que tiveram câncer de mama ou ovário antes dos 40 anos. Mulheres que receberam terapia hormonal por mais de cinco anos, obesas, hipertensa­s, portadoras da diabetes melitus também correm risco.”

O tratamento para o câncer hormonal é diferente dos outros casos?

“Hoje em dia, o tratamento do câncer de mama é individual­izado e depende do resultado de análise da biologia molecular do tumor. Algumas mulheres podem ser tratadas com as chamadas terapia alvo, que tem poucos efeitos colaterais e produzem um anticorpo contra as células tumorais. Já para outros tumores, o melhor tratamento é a hormoniote­rapia e a cirurgia. Portanto, o tratamento do câncer de mama deve ser conduzido por um mastologis­ta habilitado.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil